logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Municípios gaúchos receberam máquinas

Entrega de maquinas abr14

 

O governador Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregaram no sábado, 26 de abril, no parque da FenaSoja em Santa Rosa, máquinas/equipamentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. No Rio Grande do Sul, até o momento, foram entregues 906 máquinas/equipamentos para 92% dos municípios gaúchos.

Foram entregues durante a solenidade 78 motoniveladoras (patrolas) e 91 caminhões basculantes para 169 municípios da região de Santa Rosa. Almirante Tamandaré do Sul, Barra Funda, Chapada, Nova Boa Vista e Novo Barreiro receberão nos próximos dias suas motoniveladoras.

As prefeituras recebem os veículos com custo zero, para que os gestores possam melhorar a qualidade das estradas, vias de acesso e escoamento da produção. Devem ser beneficiados 131 mil agricultores, enquanto o investimento chega a R$ 283 milhões.

Conforme o governador, é muito importante que o Estado seja referência na preferência para investimentos e desenvolvimento econômico e social. “Isso é uma conquista coletiva do Governo do Estado e todos os municípios que uniram- se para duplicar atividades produtivas. O Estado não é mais o mesmo, não vive na letargia, e faz um trabalho que não pode parar independente dos interesses estratégicos”, disse, destacando que a riqueza econômica e política se dá pelo caráter e comprometimento dos dirigentes. O ministro Miguel Rossetto ressaltou que o trabalho dos agricultores familiares resulta na formação cada vez maior de políticas públicas para o setor.

“Poucos Estados são capazes de oferecer políticas públicas para desenvolver as cadeias produtivas de todas as regiões. Superamos desafios e melhoramos a realidade do nosso povo a partir de uma relação saudável e federativa forte”.

“Estas máquinas somando-se as que já foram entregues chegam a 1.075 no Rio Grande do Sul. Isso demonstra o comprometimento do Governo Federal e a grandiosidade deste programa que articula-se com as necessidades do campo. Hoje os prefeitos podem planejar o uso destas máquinas e a melhoria das estradas que carregam a produção”, ressaltou.

A destinação de retroescavadeiras e motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios de até 50 mil habitantes. Cerca de 1.300 municípios do Brasil foram classificados pelo MDA para receber máquinas dentro do PAC 2. Participaram da cerimônia autoridades federais, estaduais e de municípios da Região Noroeste.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS