logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Dicas e orientações para a realização das provas

ENEM

 

Com o objetivo de orientar o candidato que tem o interesse em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, o Portal Brasil reuniu  informações publicadas no site do Inep e contidas no edital para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, desde a inscrição até o dia das provas.

A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é de que o participante não deixe para se inscrever no último dia, além de optar por melhores horários para acessar a página de inscrição: até às 9h, entre 14h e 17h e após 21h.

O ministro da Educação, Henrique Paim, ressalta a novidade desta edição, que são os detectores de metais:"Serão em torno de 18 mil detectores que serão utilizados em cada local de prova. São de 16 mil locais de prova, provavelmente. E qualquer tentativa de fraudar o exame vai ser tratada com mais rigor."

O Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília.

Prepare-se

Entre as dicas que envolvem a preparação para o Exame, cabe ressaltar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões preparados pela EBC, que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Cartão de Confirmação

O 'Cartão de Confirmação da Inscrição' será enviado, pelos correios, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição. No documento, estão contidas as seguintes informações:

- Número de inscrição; 

- Data; hora; local de realização das provas; 

- Indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), se for o caso; 

- Opção de língua estrangeira; e

- Solicitação de certificação, se for o caso.

O participante pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação  no http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, informando seu CPF e senha.

Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Nesta edição, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

No sábado, dia 8 de novembro de 2014, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e também de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo máximo para a realização da prova é 4h30.

No domingo, 9 de novembro de 2014, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e também Matemática e suas Tecnologias. O tempo máximo para a realização da prova é 5h30.

No dia da prova

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Segundo o edital, o estudante somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, observada a autorização do aplicador. Na ocasião, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O participante não pode durante o exame, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não pode portar quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras,  telefones celulares, smartphones, tablets, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Cabe ressaltar que, nesta edição, os participantes poderão ser submetidos à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais.

Observação importante

O Inep alerta os candidatos a verificarem com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas. Também sugerem que os estudantes façam o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame.

Caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o edital completo neste link.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL