logo fm91 logo 1500am whats-radio9

8ª Olimpíada Regional das APAES aconteceu dia 8

Apae Chapada mai14

 

Na quinta-feira, dia 8 de maio, aconteceu a 8ª Olimpíada Regional das APAES, promovido pelo 5º Conselho Regional das APAES e pela APAE de Rondinha, no município de Rondinha. A abertura do evento deu-se pela parte da manhã, no altar em frente a Prefeitura Municipal, mais precisamente na Praça Padre Eugênio Medichesqui, com a presença das autoridades do município anfitrião, autoridades religiosas, Brigada Militar, voluntários, direção das APAES e entre outros.

Estiveram participando, as APAES de dez municípios que fazem parte do 5º Conselho Regional das APAES, sendo elas: Rondinha, Nonoai, Constantina, Sarandi, São Pedro das Missões, Rio dos Índios, Três Palmeiras, Palmeira das Missões, Chapada e Trindade do Sul.

A Olimpíada das APAES tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais, proporcionando aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vivem.

As atividades esportivas aconteceram no Estádio do Clube União, onde os atletas participaram de diversas modalidades como: arremesso de peso, corrida 50, 100 e 200 metros, lançamento de pelota, salto em distância entre outros.

Neste dia participaram do evento cerca de 300 pessoas entre atletas, professores, voluntários, sendo que a APAE de Sarandi contou com a participação de 30 pessoas, entre elas 20 atletas, sendo três de Nova Boa Vista. A atleta Adriana Wagner participou das modalidades esportivas: lançamento de pelota e corrida 50 e 100 metros; o atleta Marcos D’ Avila fez a corrida dos 200 metros e o arremesso de peso e a atleta Elaine Werlang participou do salto em distância e do arremesso de peso. Segundo a coordenação das atividades esportivas, a atleta Adriana ficou em 1º lugar na corrida Down feminina 50 metros e em 2º lugar na corrida 100 metros. Todos os atletas receberam medalha de participação. É importante ressaltar a importância deste dia, respeitando o ritmo e a capacidade de cada um, afinal de contas todos são capazes de amar, respeitar e promover a diferença que transforma e dá vida nova a tudo que possam fazer de bom.

“Parabéns aos idealizadores, Poder Público de Rondinha e a todas as APAES envolvidas neste evento, tenham a certeza de que vocês estão fazendo a diferença e proporcionando a alegria e valorização às famílias apaeanas. Fica aqui também um agradecimento especial aos colegas do Marcos, da Elaine e da Adriana que não participaram do evento, mas que fizeram torcida para que eles fossem bem nas atividades de que participaram. Um agradecimento também, ao Poder Público Municipal e em especial à Secretaria da Educação de Nova Boa Vista, pela cedência do transporte até o local do evento e pelo apoio sempre prestado aos nossos queridos alunos que frequentam a APAE de Sarandi. Um forte abraço a equipe de profissionais da APAE de Sarandi pelo bonito e importante trabalho desenvolvido, junto a essas pessoas especiais, principalmente aos alunos novaboavistenses apaeanos”, falou a diretora da APAE de Sarandi, professora Cleusa De Bona.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS