logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Produtos da medicina indígena são vendidos na praça

 

Indios mai14 1

 

Índios Kaingang estão até a tarde de hoje, sexta-feira, 23 de maio, na Praça da República, divulgando a cultura através de 90 tipos de ervas, sementes, cipós e raízes

Nesta semana, Chapada recebeu índios do povo Kaingang (ou Caingangue). Integrantes da tribo, com autorização da Prefeitura Municipal, montaram uma banca na Praça da República, no centro da cidade.

Além de auxiliar a tribo na sobrevivência, a renda possibilita que os índios continuem divulgando a sua cultura e conhecimento sobre as ervas medicinais pelo Brasil. São 90 ervas para os mais diversos problemas de saúde, como dores musculares, diabetes, queda de cabelo, anemia, cólicas menstruais e até mesmo impotência sexual.

De acordo com os índios Cassiano e Tiago Galvão, um dos remédios mais procurados nas cidades é o “Viagra Natural”, um composto feito com a planta chamada ‘batata de negro’ e vinho, que ficam mergulhados com um prego enferrujado por dois dias.

Ao longo de muitos anos, os índios Kaingang, com autorização da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) percorrem todo o País comercializando e divulgando sua medicina natural e cultural, através da venda das ervas medicinais. Galvão explicou que o uso destes produtos retirados direto da mata fazem parte da cultura indígena, e ao longo dos anos as sementes ajudaram a tribo a curar diversas doenças.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS