logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Detectores de metal farão parte de esquema de segurança do Enem

ENEM

 

Nesta edição 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contará com um maior rigor na segurança. Isso porque será introduzido um detector de metais em cada local de prova. O objetivo é impedir o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, durante o exame. 

Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, a novidade garante a eficácia do exame. “A cada ano ampliamos o monitoramento para ter um exame que garanta isonomia”, afirma. 

No total, 9,519 milhões de estudantes fizeram inscrição, cerca de 1,8 milhão de estudantes deixou para fazer a inscrição no último dia. Segundo o ministro, houve momentos em que foram feitas cerca de quatro mil inscrições por minuto.

De acordo com o ministro, quem deixou para a última hora pode ter enfrentado alguma dificuldade, mas ele acredita que todos foram atendidos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira (23) foram resolvidos 32 casos de estudantes que tiveram problemas com o reconhecimento do CPF. 

O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições terminaram nesta última sexta-feira (23). O pagamento da taxa (R$ 35) dever ser efetuado até a próxima quarta-feira (28), às 16h, horário de Brasília. 

Recomendações para o dia do exame

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Segundo o edital, o estudante somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, observada a autorização do aplicador. Na ocasião, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O participante não pode durante o exame, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

Também não pode portar quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras,  telefones celulares, smartphones, tablets, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

 

FONTE: PORTAL BRASIL