logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Tarifas de energia elétrica terão desconto

energiaeletrica

No dia 14 de janeiro foi publicada a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros.

Na época, cálculos do governo federal apontavam que as medidas previstas na lei levariam a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro (16% para residências e até 28% para a indústria).

Uma parte da redução na conta de luz vem através dessa medida. A outra vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.

A energia produzida pelas usinas cujas concessões estão sendo prorrogadas, mais barata por conta do corte na remuneração desses agentes, será transformada em cotas e repartida entre todas as distribuidoras do país. Dessa maneira, segundo o plano do governo, o barateamento na conta de luz vai poder chegar a todos os brasileiros.

Segundo dados da Eletrocar (Centrais Elétricas de Carazinho S/A), a redução das tarifas iniciou no dia 24 de janeiro de 2013, portanto, para os clientes que tiverem a leitura da energia realizada após este dia já estão valendo os novos valores.

O desconto será de 18,07% para os consumidores da baixa tensão (residências, áreas rurais e pequenos comércios) e de 21% para os consumidores de alta tensão, um exemplo são as indústrias.

O presidente da Eletrocar, Fernando Vanin, salientou que como a medida passou a valer na última quinta-feira, o desconto será proporcional neste mês. “Acredito que os consumidores sentirão a diferença, realmente, na conta do mês de março, porque temos prazo para a leitura e o processamento da fatura, além do prazo de vencimento, ou seja, são poucos dias com valor reduzido em janeiro”, justificou.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA