logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapada - 55 anos de emancipação político-administrativa

 

DSC 0317 PARA SITE copia

 

Em 1953, um grupo de pessoas resolveu unir esforços para trabalhar em prol da emancipação. Ainda naquele ano, a comissão emancipacionista, alicerçada na Lei Nº 2.116, de 4 de setembro de 1953, movimentou a população para o plebiscito pró-emancipação. Em 1957, surgiu decisivamente o movimento emancipacionista e foi constituída uma comissão emancipadora, composta pelos seguintes senhores: Félix Antônio Porciúncula Sampaio, Dr. Sérgio Lângaro, Artur Armildo Binz, José Adelmo Ledur, Pe. Waldemar Engster, Ricardo Henrique Begrow e Annildo Becker – destes permanecem vivos apenas o médico Sérgio e o Padre Waldemar.

Segundo a Ata nº 1. – Aos vinte e nove dias do mês de setembro do ano de mil novecentos e cinqUenta e sete, às quatorze horas, no povoado de Chapada, distrito de Cairé, município de Palmeira das Missões, no salão do prédio do senhor Osvaldo Vicente Hoff, com a presença do padre Waldemar Engster vigário da paróquia do Distrito, que presidiu a sessão assim como elevado número de pessoas grado representativo não só deste distrito como dos representantes das localidades de Barreiro e Gambá, pertencentes ao primeiro distrito do município vizinho de Sarandi, procedeu- se a realização da solenidade relativa à instalação da comissão emancipacionista de Cairé, de acordo com a Lei 2.116, de vinte e quatro de setembro de 1953. Após discurso proferido pelo presidente e demais oradores, sendo todos muito aplaudidos, foi constituída a referida comissão da seguinte maneira: Félix P. Sampaio, Dr. Sérgio Lângaro, Artur Armildo Binz, José Adelmo Ledur, Padre Waldemar Engster, Ricardo H. Begrow e Annildo Becker. Chapada, distrito de Cairé, município de Palmeira das Missões, 29 de setembro de 1957.

Em 24 de maio de 1959 aconteceu a primeira campanha política para a escolha do prefeito e vereadores. Quando então, no dia 3 de junho daquele ano aconteceu a emancipação político-administrativa e na mesma data foi dada posse ao primeiro prefeito eleito, Senhor Félix Antônio Porciúncula Sampaio, vice-prefeito Edgar Adão Luft e aos vereadores Annildo Becker, Arnildo Carlos Mattjie, José Adelmo Ledur, Olímpio Oscar Schuh, Osvaldo Vicente Hoff, Relindo Muxfeld e Willibaldo Ihme.

A partir daí, Chapada assumiu as rédeas de sua história. Neste ano, o município comemora 55 anos de emancipação político-administrativa.

 

 

Praca mar14 4

 

Confira a programação de aniversário:

Segunda-feira - 2 de junho:

13 horas – Inauguração do fechamento da quadra de esportes, praça infantil e melhorias da EMEF São Luiz Gonzaga de Tesouras.

Terça-feira - 3 de junho:

8h – Hasteamento das bandeiras na Praça da República;

8h10min – Missa festiva alusiva aos 55 anos de emancipação político-administrativa do município de Chapada;

9h – Visitação às novas dependências da Biblioteca Pública Municipal Tereza Albina

Maggioni – Lese Haus na Praça da República;

10h – Apresentação da Banda Marcial Municipal em frente a EMEI Arco-Íris no Bairro Progresso; Inauguração das dependências da Creche Proinfância – EMEI Arco-Íris no Bairro Progresso;

14h – Brinquedos do SESC na Rua Padre Anchieta, em frente a Igreja Matriz e início da Feira do Livro no Pavilhão Católico;

19h30min – Show com o humorista IOTTI no Pavilhão Católico.

Quarta-feira - 4 de junho:

Junto a Feira do Livro, contação de histórias durante todo o dia;

19h – Apresentação do Grupo de Teatro ArteMovimento com a peça “A última flor”, no Pavilhão Católico.

Sexta-feira - 6 de junho:

17 horas – Inauguração da Academia de Ginástica no distrito de Tesouras;

Sábado - 7 de junho:

18h30min – Missa;

19h30min – 25º Encontro Municipal de Corais no Pavilhão Católico.

 

 

DSC08854

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS