logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapada tem nova secretaria

CRAS mai14 6

 

Para o especial do Jornal de Chapada - 55 anos do município, o ABCNotícias entrou em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para falar sobre o trabalho realizado e a questão da sua separação da Secretaria da Saúde.

No CRAS, estão sendo desenvolvidos dois serviços instituídos pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social: o PAIF – Programa de Atendimento Integral às Famílias através de oficinas de artesanato com diversas técnicas, e o SCFV - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde fazem parte do programa o grupo de crianças e adolescentes ‘Jovens Talentos’ que trabalha teatro, canto com utilização de vários instrumentos musicais adquiridos pelo CRAS. O grupo realiza inclusão cultural, serenata e no mês de maio iniciou atividade com Arte Circence, além do grupo do Coral de Idosos. Para os grupos de terceira idade do município também são oferecidas algumas oficinas.

Esses projetos atendem aproximadamente 520 pessoas mensalmente. Também são feitos atendimentos de livre demanda às pessoas que necessitam de orientação e/ou encaminhamento a alguma instituição externa. E garantidos outros direitos sociais estabelecidos por lei, como passe livre, carteira do idoso para viagens entre outros. “No mês de abril tivemos 116 atendimentos individualizados”, comentaram Lenice Uebel Mühl e Sheila Panzenhagem.

O CRAS coordena também os Cursos do Pronatec em parceria com o SENAC, SENAI e CAFW/UFSM, onde já foram formadas 93 pessoas com certificação e qualificação profissional em quatro diferentes cursos. Para o segundo semestre de 2014 estão sendo pactuados mais cursos. Também é realizado o Trabalho Social com as 23 famílias contempladas pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ através da Prefeitura Municipal de Chapada.

No mês de maio acontece a Campanha do Agasalho que recebe doações de roupas, calçados, cobertores e móveis, que serão distribuídos na tarde do dia 18 de junho, à partir das 13h30min no CRAS.

Sobre o desmembramento do CRAS da Secretaria da Saúde, foi explicado o seguinte: a Secretaria de Assistência Social e Habitação foi criada pela Lei número 2.506/2014 em virtude da necessidade desse desmembramento, uma vez que são políticas públicas bem distintas e que demandam serviços contínuos, estrutura e equipe própria. “Ainda estamos nos organizando para adequarmos as demais leis referentes a esta secretaria”, disseram as responsáveis.

Finalizando comentaram: a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social e o SUAS – Sistema Único de Assistência Social vieram para consolidar os serviços prestados pela assistência social como uma Política Pública, e o município de Chapada busca efetivar esta política através de serviços e atendimentos prestados pelos profissionais do CRAS e da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS