logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Gaúcho é destaque em maratonas pelo País

Altamiro - corredor

 

No final de maio, o Grupo Simpatia de Comunicação recebeu a visita do atleta Altamiro da Silva Borella, gaúcho, natural de Palmeira das Missões, que está há mais de 20 anos em São Paulo, atualmente em Atibaia, região de Campinas, mas viaja por todo o País participando de competições.

Por ter parentes em Chapada, aproveitou para visitar os estúdios da rádio onde participou do programa Super Tarde, contando um pouco da sua história. Altamiro hoje tem 50 anos, e corre desde 1984. Em uma brincadeira entre amigos com 14 anos, viu que tinha talento para correr. Começou quando serviu ao exército e pegou gosto pela corrida. Em 1989, participou da corrida de São Silvestre em São Paulo, onde obteve boa colocação, ficando em 16° lugar, assim conseguiu um patrocínio para continuar em São Paulo, mas não ficou. No Rio Grande do Sul, há dois anos correu em Ijuí conquistando o 1° lugar. Profissionalmente, ele corre há 28 anos.

Este ano participou de corridas em São Jesus dos Perdões, onde conquistou o 1° lugar; Itu – 2° lugar; Caieiras – 1° lugar e Bragança Paulista – 1° lugar. O evento mais importante que já participou foi o Circuito Brasileiro de Montanhas, conquistando o 2° lugar. Ganhou em torno de 400 troféus ao longo da carreira, e em algumas das corridas prêmios em dinheiro. Em todas as competições, é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 50,00 a R$ 100,00.

Altamiro realiza trabalhos sociais, é idealizador da Associação Atlética Jovens Talentos, que retira crianças da rua e dá oportunidades através do esporte. Ele tem contatos com equipes e assim encaminha os talentos. Sua intenção é futuramente montar uma escolinha em Chapada e Palmeira das Missões com crianças de 7 a 14 anos, sem fins lucrativos.

Rockembach e tem uma filha, Vanessa que também participa de corridas. Altamiro contou que tem o apoio de patrocinadores que pagam apenas as despesas das competições. Próximas competições que irá participar: domingo, 1° de junho, em Ijuí – 2° Etapa do Circuito Estadual do SESC, 6.800 metros; dia 8 de junho, em Bragança – São Paulo, 10Km; e dia 3 de agosto em São Paulo, 10Km. Também irá participar da meia maratona do Rio de Janeiro. E disse que tem vontade de correr em Nova York, seria a sua primeira corrida fora do País.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS