logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Entenda como funciona o regulamento da Copa do Mundo

copabr copia

 

A Copa do Mundo começa na próxima quinta-feira (12) e a seguir a explicação de como funciona o regulamento de um dos principais eventos esportivos do mundo. Entenda como os países se classificam para a competição e o modo de disputa dos jogos do torneio que traz Brasil e Croácia no palco de estreia.

Esta será a 20ª edição da Copa do Mundo de futebol masculino organizada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). É a segunda vez que o Brasil será sede da competição. O país foi o anfitrião da Copa em 1950, quando a seleção perdeu a final para o Uruguai no Maracanã, fato que ficou conhecido com Maracanazo. De lá para cá, a competição mudou. O número de seleções aumentou, algumas regras se modificaram e o esporte se popularizou e cresceu em todo o mundo. 

Entenda as regras da Copa do Mundo:

Como funcionou as eliminatórias para a Copa

Os jogos da Copa do Mundo

O sorteio dos grupos da Copa

A primeira fase

A fase final

Como foram as eliminatórias para a Copa

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 foram disputadas por 203 seleções de todos os continentes (a Fifa congrega mais países filiados do que a própria ONU - que tem hoje 195 países membros). O Brasil, por ser país sede da Copa, não precisou disputar as eliminatórias e foi automaticamente classificado.

Confira as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2014

As vagas foram divididas pelas seis confederações de futebol representando todos continentes (a América tem duas confederações, uma representando os países da América do Sul e outra representando os da América do Norte, Central e Caribe). A Europa ficou com 13 vagas; a África com 5; a América do Sul e a Ásia com 4 cada; e a América do Norte, Central e Caribe com 3 vagas. Cada confederação continental definiu seu próprio critério para as disputas das vagas.

As duas últimas vagas restantes foram definidas por duas repescagem intercontinentais. O país que terminou em 5º lugar na eliminatórias da América do Sul disputou com o 5º lugar da Ásia. Já o campeão da Oceania disputou com a 4ª melhor seleção da América do Norte, Central e Caribe a outra vaga para a Copa.

Os jogos da Copa do Mundo

A Copa do Mundo no Brasil será realizada em duas fases: a fase de grupos e a fase final.

Copa do Mundo: confira a tabela de jogos e a classificação

Na primeira fase, os 32 países classificados para foram divididos em oito grupos com quatro seleções. As duas primeiras de cada grupo se classificam para a fase final, que é dividida em oitavas de final, quartas de final, semifinais e na grande final.



O sorteio dos grupos da Copa

A Fifa realizou o sorteio dos grupos da Copa no final de 2013. As oitos seleções melhores colocadas no ranking da entidade foram escolhidas como cabeça de chave - uma espécie de líderes de cada grupo. O Brasil foi escolhido para o Grupo 1 por ser a sede do Mundial.

Aplicativo ajuda turistas a conhecer melhor as cidades-sede da Copa

As demais seleções foram sorteadas pelos grupos de forma a garantir a pluralidade de regiões. As regras não permitiam que seleções da mesma confederação ficassem no mesmo grupo, com exceção da Europa que poderia ter apenas dois países em cada agrupamento.

A primeira fase

No início da Copa, as 32 seleções dos oito grupos disputam seus jogos pelas 12 sedes em todas as regiões do país. Em cada grupo, as seleções jogam entre si em turno único e as duas melhores passam para a fase final. Cada seleção fará três jogos nesta fase, que será realizada entre 12 e 26 de junho. O Brasil joga contra Croácia no dia 12 de junho, em São Paulo, enfrenta o México, em Fortaleza, no dia 17 de junho e termina a fase no jogo contra Camarões, em Brasília, no dia 23 de junho.

Guia do torcedor: saiba o que o torcedor pode e não pode levar para o estádio

 

A fase final da Copa

A etapa final da Copa é realizada em jogos únicos eliminatórios. Na fase das oitavas de final, os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os segundos dos grupos posteriores. Serão oito jogos em diferentes cidades do país. O 1º colocado do grupo A enfreta o 2º do grupo B; assim como o 1º do grupo B joga com o 2º do grupo A, e assim por diante.

As oito seleções vencedoras se enfrentam nas quartas de final. Os vencendores desta fase disputam as semifinais, definindo as duas seleções que jogaram pelo título mundial no dia 13 de julho. Os perdedores das semifinais também disputam mais um jogo pelo terceiro lugar, no dia 12 de julho.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL