logo fm91 logo 1500am whats-radio9

BF sediou Intercâmbio de Equipes de Saúde Familiar

intercambio

 

O II Intercâmbio Internacional de Equipes de Saúde Familiar foi realizado na Unidade de Saúde Familiar de Barra Funda de 4 a 8 de junho, organizado pela Equipe de Saúde Familiar (ESF) de Barra Funda, contou com a participação de integrantes da Policlínica de PajasBlancas/ Montevideo e outras policlínicas uruguaias que integram a Red Rural Oeste de Montevideo, assim como várias equipes de Saúde Familiar da região e médi cos cubanos especialistas em promoção de saúde.

A intenção do intercâmbio foi analisar a saúde dos municípios participantes, um espaço para a discussão de temas variados vinculados a Saúde Familiar, onde os participantes puderam trocar experiências, promover contatos, ações para o desenvolvimento de projetos combinados que contribuirão para obter mais saúde, bem-estar com equidade e qualidade de vida para a população.

Uma comitiva de 16 pessoas, composta por professor da Universidade de La Republica, médicos, residentes, enfermeiros e agentes de saúde do Uruguai, chegaram a Barra Funda no dia 4 de junho para conhecer a saúde do município. Ruben Walter Coelho, médico coordenador da ESF em Barra Funda desde 2004, disse que a ideia é formar uma rede regional de equipes de Saúde Familiar nos mesmos padrões da Red Rural Oeste de Montevideo, da qual o município faz parte, e a integração internacional com a enmesma e grupos de trabalho em promoção de saúde cubanos.

Segundo o médico Ruben, “o trabalho desenvolvido e os índices alcançados pela equipe de Saúde Familiar de Barra Funda deixam evidente a importância da medicina familiar dentro da atenção básica da saúde”.

O evento contou com o apoio da Sociedade Ibero-americana de Salud Familiar, Associação Gaúcha de Medicina Familiar, Sociedad Uruguaya de Salud Familiar entre outras entidades. Dados: Cleunice Pellenz – Prefeitura de Barra Funda.

No sábado, 7 de junho, a Rádio Simpatia realizou o programa Ponto de Vista, direto da Unidade de Saúde Familiar de Barra Funda, falando sobre o evento e qual a importância dele para a atualização da saúde do município e da região, realizando a troca de experiências com outros países.

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS