logo fm91 logo 1500am whats-radio9

O que você faz para tornar seu dia mais produtivo?, por Cassiane Dill

 

textossite copia copia copia

O que você faz para tornar seu dia mais produtivo? É uma pergunta dificil de ser respondida. Os dias passam, as noites marcam o fim de um dia e o começo de outro. Mas será que há vida em nossos dias? Séra que deixamos alguma coisa boa para as futuras gerações?

No sábado, 21 de junho, dei um novo destino ao meu dia: a doação de sangue. Parece ser uma coisa corriqueira, sem muito impacto, mas pode salvar vidas. A doação de sangue é um ato de valorização do passado, presente e futuro.

São várias as vezes que pessoas procura na Rádio Simpatia, para avisarem que estão precisando de um número X de doadores, pois possuem um familiar com doença ou por motivo de cirurgia. Essas pessoas buscam nos outros um sinal de vida. Alguns mililitros podem salvar e dar um novo sentido ao destino dessas pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, doar sangue não dói, ou melhor, a dor que sentimos é quando é retirado um pingo para fazer os exames iniciais, e depois quando o sangue é extraido para a doação. Mas essa dor é compensada pelo sentimento de ajuda, de gratidão. Há alguns critérios para se tornar um doador:

- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

- O candidato deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial.

- Ter repousado bem na noite anterior a doação;

- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

São coisas simples, e com certeza, a pessoa que irá receber esse sangue sentirá uma gratidão enorme por você, mesmo sem saber de quem recebeu o sangue.

Às vezes a pessoa passa mal durante a doação, pois como são retirados 450 ml de sangue, o fluxo sanguíneo no cérebro não é mais tão intenso, e ocorrem tonturas, mas, a recuperação ocorre em 10 à 15 minutos. Não há grandes preocupações quanto a isso, sempre há enfermeiras dispostas a cuidar da sua saúde. E tudo é relativo, pois vai depender da sua situação fisica e emocional para que tudo ocorra bem.

Algumas curiosidades sobre o nosso sangue:

- Nossa principal fábrica de sangue é a medula óssea, que produz 200 mililitros de sangue por minuto.

- Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, que representam até 7% de seu peso. Nas artérias, o sangue possui coloração vermelho-vivo; nas veias, vermelho-escuro.

- O sangue circula por todo o corpo em apenas um minuto. Mas essa viagem fica ainda mais rápida quando estamos praticando alguma atividade física. Nesse período, quase um litro de sangue passa pelo cérebro.

- As hemácias (ou glóbulos vermelhos) transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. Já os glóbulos brancos formam o sistema imunológico, que defende o organismo contra microrganismos invasores.

       Após todas essas informações, você deve estar se perguntando onde pode doar sangue. Há o Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo; e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo. São os locais mais próximos de Chapada, e de fácil acesso. Torne seu dia mais produtivo. Doe sangue, doe vida!