logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Nesta terça-feira inicia o período da Quaresma

quaresma

A quaresma é um momento comemorado pela Igreja Católica que simboliza os preparativos para a Páscoa. Toda quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas, que é o fim do Carnaval, e encerra na Quinta-Feira Santa.

Alguns acreditam que na verdade a quaresma dura 40 dias, e que isso ocorre porque os domingos não são contados, por já serem um dia de adoração. Este número 40 está repleto de simbolismos e significa o número de provação. O 40 aparece diversas vezes como os 40 dias do dilúvio e os 40 anos de peregrinação dos Judeus pelo deserto quando fugiram do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias no deserto quando sofreu algumas tentações. Para seguir a quaresma conforme determina a tradição católica é necessário dedicar estes 40 dias para orações, abstinência e caridade.

Durante a quaresma é realizada no Brasil a Campanha da Fraternidade, que é a maior campanha da solidariedade no mundo cristão. Este ano o tema da campanha é ‘Fraternidade e Juventude’, lema ‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is. 6,8). A campanha deste ano tem o objetivo de acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA