logo fm91 logo 1500am whats-radio9

AGOSTO – Um mês cheio de curiosidades!

agosto

 

Você já olhou para seu calendário hoje? E reparou que o mês de agosto tem algo diferente não é!

O mês de agosto, neste ano, tem 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos., e isso acontece somente uma vez a cada 823 anos. Os chineses chamam isto de “BOLSO CHEIO DE DINHEIRO”, bom né!

Além disso, agosto é conhecido como o ‘mês do cachorro louco’, os mais antigos dizem que é preciso de cuidar mais neste mês, mas e porquê tudo isso?

Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes explicações. Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. Sem falar que em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha.

Agora, outra interpretação que faz muito sentido é que no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos e brigam para conquistar a fêmea.

Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”.

      Há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Um mês carregado de superstição e magia. Podemos lembrar mais alguns fatos históricos que podem comprovar essa crendice, como o suicídio cometido por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto de 1954, a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961, no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e também a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Informações: UOL

Mas de um todo, agosto não é um mês ruim. Ele possui diversas datas comemorativas como o Dia Nacional da Saúde, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Dia do Advogado, Dia do Cardiologista, Dia da Fotografia, Dia do Folclore, Dia do Psicólogo, Dia Nacional do Combate ao Fumo e Dia da Nutricionista.