logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Você é solteiro? Hoje é dia de comemorar...

keep-calm-and-feliz-dia-do-solteiro

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia do Solteiro. Não se sabe exatamente como e quando surgiu, mas é uma espécie de ‘desforra’ daqueles que no dia 12 de junho não têm com quem comemorar. Embora muitas pessoas acreditem que solteiro não tem data especial, vale o registro desta data simbólica. 

Popularmente costuma-se dizer que existem dois tipos de solteiros: o solteiro por convicção e o solteiro por obrigação. Geralmente o segundo tipo é rotulado de “encalhado”.

Pesquisas indicam que aumenta o número de solteiros em todo o mundo. De acordo com o IBGE, há 74 milhões de solteiros com mais de 18 anos no país, o que representa 30% da população total do Brasil. Isso sem contar os separados, divorciados e viúvos, que somam mais 11 milhões de corações solitários, mas nem sempre infelizes.

Um estudo realizado pelo Instituto Ipsos/Marplan/EGM, entre 2007 e 2008, mostrou que as cidades brasileiras com maior número de solteiros são Salvador, Brasília e Belo Horizonte.

O estudo aponta ainda que há três tipos de solteiros: o temporário, o transitório e o definitivo. O primeiro faz referência às pessoas jovens que ainda não se casaram ou que adiaram o matrimônio em função do estudo ou do trabalho, e que não moram com os pais. O transitório se refere à pessoa que se separou e que está morando sozinho por opção, ou até que encontre outro companheiro. E o último caso, o definitivo, que faz menção às pessoas que não pretendem se casar, ou não querem se unir novamente e desejam morar sozinhos, pois prezam sua independência.

Fonte: Revista Decifra-me