logo fm91 logo 1500am whats-radio9

SAÚDE & BEM-ESTAR – Colesterol, do bem ou do mal?

saiba sobre o colesterol 12982894

O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo próprio organismo. Pode ser adquirido também por meio da alimentação, através de alimentos de origem animal, como carnes, leites e laticínios. É considerado um componente fundamental para a produção hormonal, construção das membranas celulares e também uma boa fonte de energia e vitaminas. Porém, quando em excesso na circulação sanguínea, causa danos e complicações ao organismo, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas.

O colesterol está representado por duas principais formas: o HDL e o LDL. O HDL, também conhecido como “bom colesterol”, tem como função remover o excesso de colesterol das artérias. Quanto maior sua concentração no sangue, maior a proteção conferida contra o excesso de colesterol e a doença aterosclerótica que obstrui os vasos sanguíneos. Já o LDL, conhecido como “mau colesterol”, está associado ao risco de desenvolver doença coronariana, pois em excesso deposita-se na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas, que estreitam os vasos sanguíneos diminuindo a circulação, e consequentemente ocasionando doenças como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).

 O colesterol quando descontrolado, não ocasiona sintomas, por isso que o cuidado e a prevenção são fatores essenciais para evitar possíveis danos ao coração.

Atitudes que ajudam a controlar o colesterol:

Opte por carnes magras.

Evite embutidos.

Prefira leite e laticínios desnatados.

Coma vegetais e frutas.

Prefira gorduras insaturadas (nozes, abacate, óleo de oliva).

Escolha alimentos integrais.

Faça exercícios regularmente.

A maioria dos fatores de risco para doença cardíaca são fatores modificáveis, ou seja, são possíveis através de simples mudanças de hábito. Assim como os níveis de colesterol, que podem ser controlados com uma combinação de dieta, perda de peso, exercícios e uso de medicação, quando necessário.

Informações: Jaqueline Petry - Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família/CAIS – Chapada/RS