logo fm91 logo 1500am whats-radio9

ProconRS lança plataforma que facilita reclamações de consumidores

O ProconRS, vinculado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), lançou nesta quarta-feira (27) a plataforma online que disponibiliza que os usuários possam acompanhar pela internet o comportamento de empresas na resolução de reclamações dos clientes.

A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira falou sobre a importância dos serviços oferecidos a partir da nova plataforma. "A ideia do portal é fazer a interlocução entre serviço e consumidor, agilizando a resolução de conflitos em uma estimativa superior a 95%, sem que exista intervenção dos órgãos de defesa do consumidor". 

Também será possível buscar a resolução de conflitos de consumo sem sair de casa, com a vantagem de fornecer ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores.

A diretora do ProconRS, Juliana Soares, explicou como o portal vai auxiliar o consumidor. "O site nos mesmos moldes de portais que registram as reclamações é desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor ? Senacon, do Ministério da Justiça, e monitorado conjuntamente pelos ProconRS e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor".

No site estão disponíveis informações individuais de empresas que estão inscritas no serviço. Os consumidores deverão se cadastrar e fazer reclamações de produtos e serviços, além de fazer o acompanhamento dos retornos da empresa para a solicitação. Os usuários terão acesso ao nível de satisfação dos outros clientes que fizeram reclamações.

A plataforma deve ser utilizada como um espaço de conciliação, para que o consumidor possa fazer suas reclamações e oportunizar a resolução dos problemas de forma rápida, prática e sem sair de casa. A previsão é que em 1º de setembro todo o país esteja coberto pelo serviço.

Texto: Gabriel Lautenschleger