logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Sec. Saúde - Primavera x Morcegos

morcego

Com a aproximação da primavera, surgem também, os morcegos Frugíveros (que se alimentam de frutas), que invadem as cidades em busca de alimento. O exemplo mais comum é: o morcego-de-cara-listrada apresenta um grande porte e pode pesar acima de 75 gramas. A coloração é parda com variações ao marrom, pode haver variação regional, com indivíduos marrom-acinzentados. As listas faciais brancas são facilmente observadas. Alimenta-se basicamente de frutos, tais como: figueira (Ficus sp.) e embaúba (Cecropia sp). Refugiam-se em ocos, copa de árvores e cavernas.

É uma das espécies mais comuns existentes no RS, pode ser encontrado no Planalto das Missões, Planalto das Araucárias, Depressão Central e Planície Costeira.

Pode ocorrer em áreas de vegetação conservada e também em áreas urbanas. Nas cidades pode ser observado junto a diversas árvores, como a goiabeira, nespereira, jambolão, jerivá, entre outras.

São normalmente vistos em praças e parques realizando vôos próximos a fontes alimentares (árvores). Nestas ocasiões podem assustar as pessoas que passam pelo local, porém estes animais não representam nenhum tipo de ameaça ao ser humano.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde - Vigilância Ambiental