logo fm91 logo 1500am whats-radio9

“Sem documento”, por Eloy Milton Scheibe

Jeffe e Eloy

Há alguns dias perdi meus documentos na cidade de Chapada. Sinceramente me deparei com uma situação ruim. Perdi justamente a cédula de identidade e a habilitação. Exatamente os dois principais documentos por conterem fotografia e servirem de identificação para o cidadão. Interessante que você é você, porém precisa provar com um documento com foto, não basta dizer ‘eu sou o fulano de tal’.

Sem habilitação não dá para dirigir, sem cédula de identidade atualmente não podemos viajar de ônibus, em viagens intermunicipais e interestaduais, e nem de avião. Para abrir conta bancária ou outras atividades igualmente. Se pode até ser preso em via pública pela falta deste documento quando for abordado por autoridade policial para identificação, por exemplo. Resumindo, sem estes dois documentos um cidadão não é ninguém. Resumindo, alguém sem documento precisa sempre contar com o bom senso das autoridades e pessoas.

Quem mora numa cidade pequena como Chapada ainda conta com alguns privilégios, pois as pessoas conhecem umas às outras. Sem falar que um sem número de documentos já foram recuperados depois de anunciar na Rádio Simpatia, mas eu, apesar de ser conhecidíssimo em Chapada pelas atividades que exerço, não tive a mesma sorte, pelo menos até agora, pois não recuperei os referidos documentos até o presente momento.

Mas o azar não foi só esse. Perdi também o cartão Visa Ourocard Internacional. Para usá-lo em caixas eletrônicos é necessária a senha, o que dificulta bastante o uso para alguém mal intencionado que possa ter encontrado este cartão de crédito junto aos documentos. Mas em compras pela internet basta o nome, número da cédula de identidade, cpf (cujo número consta na cédula de identidade que também perdi, além do próprio cartão do cpf), logo, compras pela internet poderiam ter sido realizadas até o cancelamento do cartão, pois é necessário apenas o número do cartão e o código de segurança.

Enfim, perder documentos pode se transformar num grande problema para o cidadão, assim, todo o cuidado é pouco, pois documentos e cartão de crédito na mão de alguém mal intencionado podem se tornar um grande problema se as providências de cancelamento do cartão não forem rápidas. O problema pode estar entre o tempo do desaparecimento dos documentos até o portador se dar conta desta perda. Este período pode ser crucial. Já encaminhei a solicitação dos novos documentos e em poucos dias estarei habilitado novamente.

Publicado no ABCNotícias no dia 5/9/2014