logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Inicia hoje Cerimônias de Preparação das Urnas Eletrônicas

11-09-2014-14-55-11

Inicia hoje, a partir das 8 horas, a Cerimônia de Geração das Mídias que serão instaladas nas urnas eletrônicas. A geração das mídias nada mais é do que a formatação e inclusão dos programas de instalação e dos dados de eleitores e candidatos em dispositivos de armazenamento que serão instalados nas urnas. Tanto a formatação quanto a inclusão destes dados nestas mídias se dá por meio de programas especialmente preparados para tal fim e que foram certificados pelo TSE e podem ser objeto de auditoria pelos partidos, coligações, OAB e Ministério Público Eleitoral.

Após formatados, as mídias contendo os programas de instalação das urnas são lacrados em envelope rubricado pelos presentes e serão abertos apenas no momento em que se efetuar a Cerimônia de Carga das Urnas, que ocorrerá a partir de Segunda-Feira, dia 22/09 até o dia 25/09.

A Cerimônia de Carga das Urnas, por sua vez, é a cerimônia onde ocorre a instalação dos programas na urna eletrônica. Durante o procedimento, a urna recebe, além dos programas e dados, uma identificação única que é posteriormente transmitida e publicada pelo TSE. Essa identificação garante que somente será computado o resultado da votação realizada na urna carregada durante o procedimento público de carga.

Após finalizada a carga das urnas, são auditadas algumas urnas, limitado a 3% das seções por Zona Eleitoral, para fins de verificação quanto ao correto funcionamento das mesmas.

Podem participar das Cerimônias os partidos e coligações, por meio de delegados e fiscais previamente cadastrados, OAB e Ministério Público Eleitoral.

Fonte: Fanpage Cartório Eleitoral de Palmeira das Missões