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Os nove alimentos que fazem bem ao coração

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Má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes estão entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Conheça os nove alimentos que não podem faltar no cardápio de quem quer ter o coração forte e saudável. Confira:

Laranja 

A laranja é rica em um tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui seu acúmulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controle da pressão arterial.

 Couve 

A couve é rica em antioxidantes, vitaminas A e E, além de magnésio e fibras. Esses antioxidantes diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol. O magnésio melhora a elasticidade das artérias e, consequentemente, a circulação, ajudando no controle da pressão arterial.

 Alho 

O alho tem potente ação no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que o alho inibe uma enzima chamada angiotensina que tem papel vasoconstrictor. Com essa enzima inibida, os vasos são mais relaxados e o sangue circula melhor.

Vinho tinto e suco de uva

As uvas escuras são ricas em polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e ajudam e diminuir a formação de placas de colesterol.

Chocolate amargo ou cacau

O cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos. Seu consumo está relacionado à redução da pressão arterial e também ao menor risco de infarto. Utilize 30g de chocolate amargo ao dia ou o cacau em pó na preparação de bebidas ou frutas.

Peixes de água marinha e profunda 

O ômega 3, presente no salmão, atum ou sardinha, é fundamental para a saúde cardiovascular. Além de ser anti-inflamatório, esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de arritmias. Para os que não comem peixe, a chia e a semente de linhaça são boas fontes de ômega 3.

Lentilhas 

Estudos relacionam o consumo de leguminosas, com destaque para a lentilha, ao menor risco de doenças cardiovasculares, devido ao alto teor de fibras, magnésio, potássio e ácido fólico, nutrientes relacionados ao controle da pressão arterial.

Amêndoas 

Amêndoas são fontes de gorduras insaturadas, um tipo de gordura que no fígado não é transformada em colesterol. Também tem fitoesteróis, que diminuem a absorção do colesterol da dieta.

Romã 

Pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de suco de romã, devido aos seus antioxidantes, não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml do suco ao dia.

Fonte: Site Zero Hora