logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Terminam nesta quarta as inscrições para cursos do Pronatec

O Governo do Estado, por meio de parceira entre a Secretaria da Educação e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), destinará 4.588 vagas de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Passo Fundo na região da Produção, o SENAC oferece vagas para os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática  e Técnico em Segurança do Trabalho.

Podem inscrever-se alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública ou bolsista integral, nas áreas dos municípios de oferta de cursos. As aulas ocorrerão no contraturno escolar. As inscrições devem ser feitas nas escolas onde os estudantes estão matriculados, até 8 de outubro. As aulas começam em 27 de outubro.

As aulas começam em 27 de outubro. Entre o dia 8 e o dia 27 de outubro, acontecem a sistematização das inscrições (9 e 10), classificação e realização dos sorteios públicos, nas CREs, caso necessário (dia 11), realização de pré-matrículas (entre 13 e 16/10) e confirmação dos participantes nos parceiros da Seduc ofertantes dos cursos entre os dias 13 e 20.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de Educação Profissional aos brasileiros por meio de uma série de ações e projetos e tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Além disso, o Pronatec visa à ampliação de vagas e expansão das Redes Estaduais de Educação Profissional. Ou seja, a oferta, pelos Estados, de Ensino Médio concomitante com a Educação Profissional. O Programa está dividido em dois eixos: O Pronatec-Tec (cursos técnicos de nível médio), coordenado no Estado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Pronatec FIC (cursos de qualificação profissional), coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Fonte: Heloise Santi - Diretoria de Jornalismo/SECOM.