logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Obra da nova ponte do Guaíba será iniciada nesta terça em Porto Alegre

620novaponte bateestaca 14.10

A obra da nova ponte do Guaíba será oficialmente iniciada na terça-feira (14), em Porto Alegre. Em solenidade, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinará a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Nesta segunda (13), porém, operários já iniciaram a cravação de duas estacas no canteiro de obras do bairro Humaitá.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em um primeiro momento estão previstas a implantação do canteiro industrial para a fabricação das peças pré-moldadas (vigas e estacas), a preparação das áreas para a construção e também a implementação de caminhos de acesso. O prazo para a conclusão total é outubro de 2017.

Na última quinta (9), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu o licenciamento necessário para a construção. O contrato das obras foi assinado em março deste ano, durante visita da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Sul.

No total, a nova travessia terá 7,3 quilômetros de extensão, com 28 metros de largura nos vãos principais. A pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. De acordo com o Diário Oficial da União, o custo da obra, é de R$ 649,62 milhões. O valor é 26,28% abaixo do que foi orçado pelo governo federal, segundo o Dnit.

Será necessária a remoção de 850 famílias para a construção. Elas serão instaladas em uma vila temporária, até as casas definitivas ficarem prontas. A solenidade desta terça-feira está marcada para as 14h, no canteiro de obras do Consórcio Ponte do Guaíba.

Conforme a assessoria de imprensa do ministro Passos, ele também autorizará a publicação de licitação do trecho da BR-448 entre os municípios de Esteio e Portão, uma extensão da Rodovia do Parque.

Fonte: Site G1.