logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Segundo exame descarta ebola em paciente internado no Brasil

16746622

O segundo exame realizado no paciente internado no Brasil com suspeita de ebola descartou a doença. A análise laboratorial foi feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e  pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, durante uma entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, no Ministério da Saúde, em Brasília. Na manhã de sábado, o órgão divulgou que o primeiro exame realizado no paciente apresentou resultado negativo para a suspeita de ebola, mas apenas uma segunda análise poderia confirmar o diagnóstico.

O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR). O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito.

Desde sexta-feira, o paciente está em observação no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), no Rio de Janeiro. Conforme o ministro da Saúde, novos testes serão feitos para investigar o que causou os sintomas do ebola.

— Como a suspeita era de ebola, tomamos todo o cuidado para preservar a equipe, conforme o protocolo. Agora que a doença está descartada, vamos realizar novos testes — afirmou Chioro.

O ministro também afirmou que o homem só será liberado com autorização médica, ainda sem prazo. Todas as pessoas que estavam sendo monitoradas no Paraná por terem tido contato com o paciente poderão ser liberadas.

Fonte: Site Zero Hora