logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Campanha contra a gripe começará mais cedo em todo país

vacinagripe

O Ministério da Saúde atendeu o pedido dos Estados do sul do Brasil: a campanha de vacinação contra gripe A vai começar três semanas mais cedo e com aumento no número de doses. Em 2013, a imunização em todo o país irá de 15 a 26 de abril.

Com a decisão, o Rio Grande do Sul abrirá a campanha com 3,135 milhões de doses disponíveis, cerca de 1,2 milhão a mais em relação ao ano passado, quando Estado registrou 67 mortes por gripe A.

O ministério acertou as datas da mobilização e o reforço na vacina em uma reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira. Desde novembro os secretários de Saúde do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Estados mais afetados pela doença, pediam as mudanças na estratégia de combate ao vírus H1N1.

Presente no encontro, o secretário de Saúde gaúcho, Ciro Simoni, comemorou a medida. Em 2012, a campanha teve início no dia 5 de maio, sendo que no mesmo mês o Estado já registrava os primeiros casos da doença.

— A vacina leva cerca de 20 dias para alcançar o ápice da imunização. Com a antecipação, daremos uma cobertura maior. Quando chegar maio, um maior número de pessoas estará vacinado — explica Simoni.

No ano passado, o Rio Grande do Sul abriu a campanha com cerca de 1,9 milhão de doses disponíveis, valor que bateu nos 3 milhões com a alta nos infectados e mortos pelo H1N1. Em 2013, com o reforço no começo da imunização, o número de vacinas ampliará os grupos de riscos.

Simoni informa que doentes crônicos e mulheres até 40 dias após o parto também receberão as primeiras doses, ao lado de pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes, profissionais da saúde, indígenas e idosos.

FONTE: ZERO HORA