logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Menina de 12 anos morre após ser atingida por raio no RS, diz polícia

20141016 095325 copia

 

Os temporais severos que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada desta quinta-feira (16) já são responsáveis por pelo menos duas mortes no estado. De acordo com a Polícia CIvil, uma menina de 12 anos morreu após ser atingida por um raio em Canguçu, na Região Sul do estado. O incidente ocorreu quando ela retirava roupas de um varal na localidade de Rincãodos Maias, zona rural do município.

Responsável por atender a ocorrência, a delegada Paula Garcia detalhou que a adolescente chegou a ser levada, às pressas, para o Hospital de Caridade de Canguçu, mas não resisitu à descarga elétrica. "A morte foi artestada pela médica. Tentaram reanimá-la, mas não foi possível", disse a delegada ao G1.

Foi a segunda morte relacionada aos temporais somente nesta quinta no estado. Mais cedo, em Sertão, Norte gaúcho, uma idosa de 74 anos perdeu a vida depois de ser atingida por estilhaços de telha e um portão, que teriam desabado em razão de fortes rajadas de vento.

A vítima, conforme testemunhas, se assustou com o temporal procurou abrigo na casa de uma neta, localizada em frente à residência dela. "Quando ela chegava ao local, um portão de metal e pedaços de telha atingiram o rosto dela. Um dos filhos da vítima correu para socorrê-la, mas ela já estava morta", detalhou o escrivão da Polícia Civil Adriano Mioto.

Previsão de mau tempo até domingo

Os temporais devem prosseguir sobre o estado até este domingo (19), de acordo com a meteorologia. As Regiões da Campanha e Sul devem ser as mais atingidas, já que a chuva chega por esses locais. Os temporais dominam áreas próximas da Lagoa Mirim e também no entorno da Lagoa dos Patos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fica instável na sexta-feira (17) com pancadas de chuva dominando a maior parte do estado. A máxima será de 32°C no Norte e 28°C na capital.

No sábado (18) a chuva continua a cair, com máxima de 34°C no Norte e 28°C na capital. No domingo (19), a chuva atinge com maior intensidade o Norte e Noroeste gaúcho. Máxima de 32°C no Norte do estado e 24°C na capital.

O município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o mais prejudicado pela chuva de granizo na madrugada desta quinta-feira (16). Durante a manhã, os moradores foram para cima dos telhados consertar os estragos durante a manhã. Conforme a Defesa Civil, mais de 700 residências foram danificadas.

Fonte: G1