logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Feira Internacional do Agronegócio inicia segunda-feira

expodireto

Na próxima segunda-feira, 4 de março, inicia a 14ª Expodireto Cotrijal. Apresentar avanços tecnológicos e manejos que podem tornar as propriedades rurais mais qualificadas e lucrativas é o objetivo das demonstrações que acontecerão na área de produção animal durante os cinco dias da feira. Segundo o gerente desta área na Cotrijal e coordenador na feira, João Batista Chaise, todos os espaços (internos e externos) estão comercializados, o que permite prever também uma boa movimentação de público. “Neste ano vamos contar com representantes das indústrias de laticínios, máquinas e equipamentos para bovinos, suínos e aves”, explica, salientando a participação de empresas com foco em nutrição animal, laboratórios e empresas de genética.

A Cotrijal está preparando um espaço especial para recepcionar os produtores e associados da cooperativa, onde apresentarão alguns programas que estão em desenvolvimento junto aos cooperados e também mostrar alguns resultados.

O programa Produz Leite, lançado em 2012 pela Cotrijal, será divulgado na feira. “Queremos ampliar as informações que fazem parte do programa, atingir um número maior de cooperados e ainda apresentar os primeiros números desse trabalho”,comenta Chaise.

A tradicional mostra de animais está confirmada. Segundo João Batista Chaise, a mostra deve contar com aproximadamente 60 animais, oriundos das propriedades dos associados da Cotrijal.

“Também estaremos expondo alguns animais que vieram dos Campos de Recria da cooperativa”, explica o coordenador. Os animais expostos serão das raças Jersey e Holandês. A área de produção animal também é responsável pelo Fórum Estadual do Leite, que acontecerá na quarta-feira, dia 6 de março. A grande inovação ficará por conta da programação do evento, que contará com quatro palestrantes e ainda com um debate final com a participação do público. “Vamos trazer especialistas na área leiteira e queremos oportunizar uma maior participação dos nossos produtores”, revela Chaise.

A primeira palestra do evento será coordenada pelo engenheiro agrônomo da CCGL TEC, Jackson Fiorin, que falará sobre o manejo de fertilidade do solo para altos rendimentos de pastagens.

Outro tema abordado no fórum será o manejo de pastagens para altos rendimentos de leite, com a participação do engenheiro agrônomo Luis Otávio da Costa de Lima (CCGL LAC). Tendências do mercado de lácteos para 2013 é outro tema que fará parte do programa de palestras.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA