logo fm91 logo 1500am whats-radio9

“O poder da renovação”, por Eloy Milton Scheibe

Jeffe e Eloy

Deus consentiu em sua infinita bondade que as pessoas tenham a condição de se renovar. Isso é importante e pode ser analisado por vários ângulos. Por exemplo, quem desleixa com o vestuário, com sua aparência e com a dedicação ao trabalho vai lentamente se deteriorando profissionalmente. Assim também, quem não se atualizar com sua profissão, com renovação de conhecimentos, visual do estabelecimento, mercadorias, serviços, técnicas de vendas, além de outros itens que poderíamos citar, certamente vão degradando lentamente todas a possibilidades de sobrevivência no mercado.

Podemos até rapidamente, assim no ímpeto, pensar que não é assim, mas vejamos, por exemplo, um profissional mecânico que fosse um exímio conhecedor da carburação, com a entrada no mercado dos automóveis com injeção eletrônica, se não se atualizou simplesmente vai perdendo a profissão de forma lenta, mas gradual, exatamente por os carros novos usarem tecnologia que este profissional não domina mais, e assim vai ficando com os consertos da frota que vai envelhecendo e lentamente saindo do mercado. Em questão de 10 anos e já vai estar corroído profissionalmente.

Estamos tendo um ano difícil economicamente. A Copa do Mundo trouxe mais atrapalhos que benefícios, a eleição presidencial paralisou o País, a inflação voltou a dar sinais, tem seca em alguns estados brasileiros e no sul choveu demais. Estes ingredientes misturados causam preocupação sim, principalmente ao meio empresarial porque causou queda de vendas. O final de ano está próximo e quem depende de vendas nesta época é bom ir se preparando rapidamente se ainda quer se beneficiar com a data, lembrando que o comércio tradicional, aquele em que o logista espera pelo cliente atrás do balcão vai tendo dificuldade crescente pela concorrência que enfrenta pelas novas formas de venda que vem se apresentando ao mercado, especialmente pela internet.

Mais do que nunca é preciso criar, ousar, investir, pesquisar tendências, conhecer o mercado em que está atuando, e buscar conhecimentos crescentes sobre este seguimento empresarial. O mundo dos negócios é muito cruel, e quem não souber mexer todos estes ingredientes que compõem a receita deste pirão que está fervilhando no panelão, vai ficando fora do mercado.

Publicado no ABCNotícias do dia 14.11.2014.