logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Resultado da exumação de Jango sai na segunda-feira

15852222

O laudo final com o resultado dos exames que tentam esclarecer se o ex-presidente João Goulart morreu de causas naturais ou foi envenenado, há quase 38 anos, sai na próxima segunda-feira.

A data foi anunciada na manhã desta terça-feira pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti. O resultado sai um ano após a exumação é será apresentado primeiro à família Goulart e depois será entregue à Comissão Nacional da Verdade.

Nove dos 11 peritos responsáveis pelo trabalho estão em Brasília para verificar os três laudos realizados a partir da exumação do corpo do ex-presidente. Técnicos do Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Portugal e Espanha respondem pela análise.

Um laudo foi elaborado pelo laboratório paulista Tasqa, em cima dos gases retirados do jazigo de Jango. Já os exames toxicológicos foram realizados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, de Portugal, e pelo Serviço Externo de Ciências e Técnicas Forenses, da Espanha. Neto de Jango e médico, João Marcelo Goulart acompanhará as análises.

O corpo do ex-presidente foi exumado em novembro do ano passado, retirado do jazigo da família, no cemitério Jardim da Paz, em São Borja. Após, foi levado para Polícia Federal, em Brasília, onde foram realizados exames e a coleta de material para os testes de laboratório.

Fonte: ZH