logo fm91 logo 1500am whats-radio9

“Ocupações cada vez maiores”, por Eloy Milton Scheibe

Jeffe e Eloy

Já não se diz mais que as pessoas andam. Dizemos que elas voam. Numa referência à pressa constante de todos.

Com exceções, claro, mas grande parte das pessoas está sempre com pressa, o que significa que têm mais atividades para fazer do que tempo disponível.

São várias as razões que levam a isso. O nível de exigência do trabalho alcança cada vez mais complexidade devido ao nível de exigência das pessoas que é cada vez maior. Ou seja, em muitas atividades significa trabalhar mais e melhor para ganhar menos.

Além das formas de entretenimento presente na vida de praticamente todas as pessoas que também ocupa tempo. O telefone celular, que é múltiplo, talvez seja o melhor exemplo da atualidade em desperdiçar o tempo.

Sem falar também que a qualidade de vida das pessoas aumentou muito e logicamente significa que tem custos.

Tudo precisa ser pago. Logo, quem vivia com um “xis” valor por mês passa a ter uma necessidade maior de recursos para sustentar este modo de vida e o montante anterior já não é mais suficiente para bancar o padrão de vida ora usufruído. Assim ainda a própria ganância é outro fator que leva parte das pessoas a trabalharem mais.

Enfim, uns porque querem e outros porque precisam, mas muita gente trabalha mais sim, inclusive por conta da parcela dos sem “voia” que não querem trabalhar. Sei que trabalhar é preciso e por conta disso continuo diariamente meus afazeres, com a rotina do dia a dia por um futuro melhor, até porque a aposentadoria dos brasileiros é precária e necessita de complemento.