logo fm91 logo 1500am whats-radio9

“Você também é um comunicador”, por Jefferson de Ramos

Jeffe e Eloy copia

Nas últimas semanas, O Grupo Simpatia vive os preparativos para os 25 anos da Rádio Simpatia AM. E entre os novos textos e materiais criados para renovar e dar uma “cara nova” para a emissora, uma vinheta utilizada há muitos anos ainda persiste na programação. Também utilizada como slogan da emissora ela carrega a expressão “A força da comunicação”.

A sua permanência é pertinente pelo fato de ser uma verdade inabalável e fortalecida ao longo dos anos.  A comunicação nunca foi tão pensada e propagada como hoje. Afinal, a globalização pôs fim a fronteiras de tempo e espaço, e colocou todos em uma condição igualitária de diálogo. Para ter diálogo precisamos saber nos expressar, e é nessa hora que sentimos a “força da comunicação” na sua presença ou em sua ausência.

Parafraseando Chacrinha que dizia aos quatro ventos que quem não se comunica se trumbica, devemos entender que a comunicação está em tudo. Em nossa casa, na hora de fazer as compras no supermercado, no ambiente de trabalho e até no casamento.

Imaginem um casal em uma DR (Discutir relação), se não houver uma boa comunicação entre as partes, o fato sempre terminará em briga e o assunto em questão não terá resolução. Agora, se ambos souberem definir seus sentimentos e suas perspectivas, as chances de sucesso sempre serão maiores.

Você pode não ter a aspiração de trabalhar em uma emissora de rádio, por exemplo, mas saiba que mesmo assim você é um comunicador. E comunicar-se continua sendo a melhor maneira de transformar planos, projetos e ideias em realidade.

É imprescindível para nosso sucesso e para o convívio, sermos bons comunicadores. E assim como em uma rádio, onde ter boa dicção e clareza ao falar é imprescindível, também temos que ter a preocupação de expressar com exatidão o que pensamos e sentimos.

A conclusão é uma só: as pessoas que se expressam mal ou tem certas dificuldades ao se posicionarem, acabam consequentemente tendo complicações. Já o bom comunicador consegue expressar e interpretar inúmeras situações que irão lhe favorecer ao longo da vida. Em qualquer âmbito das relações humanas o ponto crucial e decisivo é ter uma boa comunicação. E isso requer treino e aperfeiçoamento, como para quase tudo na vida.

Então, nada melhor que treinar a sua comunicação. Expressar-se de maneira clara, e dizer exatamente o que quer. Dessa forma evitamos que haja ruído e confusões em nossa comunicação. Já dizia David Ogilvy, considerado o pai da publicidade, “comunicação não é aquilo que se diz, é o que os outros entendem”. Então, expresse-se! Não tenha medo de embasar as suas ideias e ideais, isso te fará um bom comunicador.

Publicado no ABCNotícias do dia 5/12/2014.