logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Nova Boa Vista: Kolonie Fest escolhe soberanas neste sábado

nbvaerea 

A localidade de Boa Vista, que pertencia à Colônia de Sarandi, recebeu, na década de 1920, as primeiras famílias provenientes das Colônias Velhas. Homens e mulheres que traziam consigo a esperança de melhorar as condições de vida. O centro comercial mais próximo era Ati- Açú (primeira sede do município de Sarandi), localizado a aproximadamente 12 quilômetros.

Em 1925 foi criada, provisoriamente, em um galpão, uma escola para que as crianças não ficassem sem aula. Em 1928 foi construída pela comunidade a primeira escola. Em 1956, diante da precariedade do prédio, o padre David Schwantz idealizou a construção de uma escola pastoral, em sistema de mutirão, sendo inaugurado em 1957 o Educandário Santos Anjos.

No aspecto religioso, um grupo de agricultores construiu a primeira capelinha, que recebia a assistência de Passo Fundo e, a partir de 1929, da Paróquia de Carazinho.

No ano de 1945, tiveram início as obras da atual Igreja Matriz, concluída seis anos após e transformada oficialmente em Paróquia no dia 24 de janeiro de 1952, com a denominação de “Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes”.

Na área da saúde havia poucos recursos e os remédios eram caseiros. A partir de 1950, na residência de João Dalcin, e sob os cuidados do médico Milton Alves de Souza, passou a funcionar um pequeno hospital.

Em 31 de maio de 1963, pela Lei Municipal n° 0899, foi criado o distrito de Boa Vista, pertencente ao município de Sarandi. Em 1990 líderes políticos e empresários da comunidade iniciaram o processo reivindicatório pela emancipação política de Boa Vista.

Informações: Livro Nova Boa Vista: histórias e memórias!, da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mathias Anschau de 2012.

O jovem município, que foi emancipado em 1992, com o nome de Nova Boa Vista, possui uma superfície de 95.483.900,00m². Situa-se ao norte do estado, região do Planalto Médio sul-rio-grandense. Limita-se ao norte com o município de Barra Funda, ao sul com o município de Almirante Tamandaré do Sul, ao oeste com o município de Chapada e ao leste com o município de Sarandi. Segundo o censo 2010, o município possui 1.960 habitantes.

“Nestes 21 anos de história, muitas coisas mudaram em nossa cidade. O desenvolvimento e o crescimento são constantes. Para termos noção da importância da emancipação, coloco algumas das principais conquistas: somos o 84º município em receita per capita do país; o 22º município do país que faz os maiores investimentos por habitante; destacamo-nos por ser o 51º município que mais investe em saúde por habitante; na área da agricultura e pecuária também houve avanços significativos na produção desenvolvida na bacia leiteira e na suinocultura.

As indústrias aqui estabelecidas também receberam incentivos da municipalidade e já possuem grande participação no que diz respeito à geração de renda e empregos, sendo hoje fundamentais na remuneração do nosso trabalhador, e como consequência, atingindo de forma significativa e positiva as diversas atividades desenvolvidas pelos comerciantes prestadores de serviço.

Os avanços foram grandes, mas queremos e precisamos evoluir ainda mais. E com a ajuda de todos, faremos com que Nova Boa Vista continue sendo um ótimo lugar para convivermos em harmonia”, disse o prefeito Márcio Thums.

Neste sábado, 16 de março, Nova Boa Vista escolherá as soberanas da 5ª Kolonie Fest, que acontece de 26 a 28 de julho, durante o Jantar da Etnia Alemã.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA