logo fm91 logo 1500am whats-radio9

A terra da erva-mate comemora 21 anos

novobarreiro

A existência de um passo sobre o Rio Barreiro, muito procurado por animais e consequentemente por caçadores de toda a região, fez com que, ao longo dos anos, o nome “Barreiro” ficasse espontaneamente marcado perante toda a comunidade local.

Por volta de 1850 iniciou-se a colonização com a chegada dos caboclos e a partir de 1930 começaram a chegar as famílias de origem italiana, vindas das colônias de Guaporé, Encantado e São Sebastião do Caí, as famílias de origem alemã vieram principalmente do município vizinho de Chapada.

Em 17 de julho de 1959 a localidade foi elevada a distrito do município de Palmeira das Missões. Em 9 de junho de 1990 iniciou- se o movimento emancipacionista que culminou com a emancipação de Novo Barreiro em 20 de março de 1992.

O município de Novo Barreiro, está situado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo dados do IBGE (2010) Novo Barreiro conta atualmente com uma população de 3.978 habitantes em uma área de 123,58 Km².

Principais produtos cultivados: a cultura da soja é predominante na maioria das propriedades rurais, sendo também a principal renda familiar dos pequenos agricultores, cultiva-se também trigo e milho. Na pecuária destaca-se a suinocultura e a bovinocultura.

O município de Novo Barreiro se destaca na produção de Erva-Mate: através desta realiza a FEIMATE (Feira da Erva-Mate) que foca um olhar sobre uma das mais autênticas manifestações da cultura sulina, o hábito de tomar o mate. Tradição cultural que passa de geração em geração e se confirma como fio condutor dos usos e costumes desta terra.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA