logo fm91 logo 1500am whats-radio9

O Estado no Imaginário social será tema da Semana Farroupilha deste ano

semana farroupilha

"O Rio Grande do Sul no imaginário social" é o tema que vai nortear as ações e os desfiles da próxima Semana Farroupilha, que acontece nos dias 14 a 20 de setembro em todos os municípios do Estado. A ideia é trabalhar a mitologia regional e analisar a procedência do gaúcho sob outra ótica. Através dos mitos, lendas e contos é possível conhecer as origens que ajudaram a construir a identidade do nosso povo.

Para o presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Rodi Pedro Borghetti, a escolha sobre o imaginário social foi acertada. "O tema vai captar as lendas, contos e causos que, se não forem incentivados, correm o risco de serem esquecidos. Temos obras de autores como Simões Lopes Neto, Barbosa Lessa. Érico Veríssimo, Luiz Antonio Assis Brasil, Luiz Fernando Veríssimo e outros que facilitam o estudo desse assunto", opina.

O tema foi aprovado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, que se reuniu nesta quarta-feira (20). Além desse tópico, os integrantes da comissão decidiram que a escolha da música-tema continuará sendo coordenada pela FIGTF. A próxima reunião será no dia 03 de abril para tratar de mais detalhes sobre a Semana Farroupilha.

Participaram do encontro o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti; presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini; representante da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), João Menine; representantes do MTG, Neusa Secchi, Gilberto Nazário e Rogério Bastos; da Brigada Militar, Marta França Moreira; da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), José Carlos Martins.

 


FONTE: PORTAL DO GOVERNO DO RS

TEXTO: RITA ESCOBAR
EDIÇÃO: REDAÇÃO SECOM (51)3210-4305