logo fm91 logo 1500am whats-radio9

A Terra da Água Mineral completa 21 anos

bf 

A colonização de Barra Funda teve início por volta de 1918 com a chegada dos primeiros moradores que vieram em busca de terras férteis. Quando aqui chegaram encontraram grupos de pessoas, posseiros que viviam em pequenos ranchos no meio do mato, de origem negra, alforriados, índios das missões jesuíticas e fugitivos da Revolução Federalista.

Ainda em 1919 o local passou a ser chamado de “Barra Funda”, devido à existência de um acidente geográfico chamado barra, que se forma na desembocadura do rio Agusso, afluente do rio da Várzea. No ciclo do tropeirismo, o local chamado barra foi utilizado pelos tropeiros para fazer a travessia do gado pelo rio da Várzea, e por tratar-se de um ponto de baixa altitude, este local foi denominado de Barra Funda, que deu origem ao nome do município.

Por volta 1926 as sete famílias que residiam no local construíram a primeira igreja e escolheram como padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.

Os colonizadores italianos trouxeram consigo técnicas industriais artesanais que foram um ensaio para a atividade industrial.

Destaca-se neste setor a indústria Águas Minerais Sarandi Ltda, que iniciou a industrialização em 1947. Em 1936 surgiu a primeira casa comercial. Foram instaladas serrarias e pequenas indústrias artesanais, que contribuíram para o povoamento da localidade.

Em 1950 foi fundada a primeira Escola Estadual Rural de Sarandi no município, que hoje é denominada Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná.

Mais tarde a construção de uma ponte foi de grande importância para o crescimento da vila, pois deu maior acesso aos outros municípios. Surgiu assim um aglomerado de famílias onde se tornou a sede do município que levou o nome elevado à condição de distrito de Sarandi em 19 de outubro de 1962. O antigo e inicial núcleo de colonização, que continua a denominar-se Linha Santo Antônio Agusso, hoje é apenas uma localidade do município de Barra Funda. Em 1992, mais precisamente no dia 24 de março, foi criado o município de Barra Funda, desmembrado do município-mãe Sarandi, através da Lei Estadual n° 9.538. A população é de 2.367 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Sua área é de 60,03 km².

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA