logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Faleceu um dos fundadores do Hospital São José de Chapada

PADRENELSON

Faleceu na segunda-feira, 15 de abril, o Padre Nelson Friedrich de 93 anos. O Pe. Nelson foi o 3° pároco da Paróquia São José de Chapada, sendo nomeado após a transferência do Pe. Willibaldo Grünwald. No dia 19 de fevereiro de 1950, na matriz São José, Pe. Nelson foi empossado.

Durante a permanência do Pe. Nelson no município de Chapada, a comunidade adquiriu um sino da firma Bellini e Filhos Ltda, na festa da comunidade foram escolhidos os padrinhos deste sino, que recebeu o nome de São José. Após, foi adquirido mais um sino, que recebeu o nome de Santa Maria. Mais tarde, foi tomada a decisão de comprar um sino maior, com a colaboração de todos os paroquianos, e este foi denominado de Cristo Rei.

Além de todos os seus feitos na igreja, Pe. Nelson é lembrado por toda a comunidade chapadense por ser um dos fundadores da Sociedade Beneficente Hospital São José de Chapada. Segundo informações do livro ‘Memória histórica da Paróquia São José de Chapada’, sentindo a necessidade de ter um hospital no município, decidiu-se dar uma pausa no andamento da construção da Igreja Matriz para iniciar a construção de um hospital. No dia 10 de janeiro de 1953, foi realizada a cerimônia de lançamento e benção da pedra angular do hospital.

No dia 20 de maio do mesmo ano foi iniciada a construção dos alicerces, concluídos em dois anos. A construção do hospital foi iniciada pelo Pe. Nelson, que esteve na direção da obra como presidente da Sociedade Hospitalar Beneficente, fundada no dia 2 de julho de 1950. Contestado por um grupo de paroquianos que pensavam que se deveria primeiro construir a igreja, ele respondeu que missa podia-se rezar até de baixo de uma árvore, mas os doentes não podiam ser acolhidos à sombra de árvores.

No ano de 1957, Pe. Nelson foi transferido desta comunidade, assumindo como Pároco Emérito e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaguari, e em seu lugar, na paróquia de Chapada, assumiu o Pe. Waldemar Engster. Em 2013, Pe. Nelson completou 70 anos de ordenação sacerdotal e 56 anos na paróquia de Jaguari.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA