logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Fritz 4 receberá Prêmio Vitor Mateus Teixeira

O prêmio Vitor Mateus Teixeira foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. Todos os anos, até o dia 04 do mês de setembro, os parlamentares devem indicar artistas para concorrer ao prêmio.

A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre; Associação Gaúcha de Artistas Regionais; MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS.

A premiação está em sua sétima edição. Confira os ganhadores:

Cantor - Adair de Freitas

Cantora – Marlene Pastro

Declamador – Patrocínio Vaz Ávila

Declamadora – Jurema Pereira Chaves

Trovador – Santo de Castilhos Homem

Trovadora – Xirua

Compositor – João Sampaio

Instrumentista – Maurício Marques

Arranjador – João Bosco Ayala

Pajador – Jadir de Oliveira

Produtor Musical – Ayrton dos Anjos

Capa de Disco – Assim na Terra – Vinicius Brum

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho – Programa América Canta – Valdir Ribeiro

Grupo de Show – Grupo de Danças Populares Andanças/UFRGS

Grupo de Baile – Os Bertussi

Grupo de Dança Gaúcha – CTG – Rancho da Saudade

Bandinha Típica Alemã – Fritz4

Conjunto de Música Teuto-rio-grandense – Os Três Xirus

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense – Délcio Tavares

A premiação será entregue no dia 04 de dezembro, às 19h30min, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do estado do RS.

A Banda Fritz 4, de Novo Xingu foi premiada como a melhor banda típica alemã, numa indicação da Deputada Zilá Breitenbach, de Três Passos. Abraço Nenefritz, Anselfritz, Rudifritz e Gilsonfritz.

A Banda FRITZ 4 é da cidade de Novo Xingu-RS. Surgiu em abril de 2006, enfatizando a dicção simples e divertida da língua alemã em suas músicas, com uma proposta simples, trazer a alegria e descontração desde crianças até adultos de todas as idades, muitas vezes ocasionando momentos emocionantes ao relembrar músicas que fizeram parte da história dos expectadores. Toca músicas da cultura alemã, utilizando a sátira, e interagindo com o público.

O primeiro trabalho foi lançado em 2007 com o título “NÃO VAI EMBORA FRIDA”. O segundo trabalho em 2009 com o título “A DANÇA DO CANECO”, o qual levou o grupo a programas de televisão como o Jornal do Almoço e tornou o grupo a banda oficial do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho SC. Neste período, a banda já se apresentava com artistas de nome nacional. Em 2010, veio “A DANÇA DA BATATINHA”, que levou a banda ao programa Raul Gil do SBT, em março de 2012.

A banda é composta por Anselmo Toledo (Anselfritz), Luciano Thums (Nenefritz), Rudinei Krolow (Rudifritz) e Gilson Rano (Gilsonfritz).

A banda FRITZ 4 divulga a cultura alemã em todos os seus eventos, no visual com suas roupas típicas e ao som do trombone que faz todos se divertirem.

 

FONTE: Redação Rádio Simpatia