logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Qual a influência das novelas na vida das pessoas?

novelas

Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de comportamento, beleza, moda e outros vão se alterando. Os personagens da trama mudam e os assuntos abordados também, assim, a sociedade vai respondendo a este estímulo produzido. O corte de cabelo da mocinha, as roupas da atriz mais bonita, o carro do protagonista, a cidade “da vez”, as condutas dos personagens viram ‘modinhas’ entre os telespectadores.

As novelas no decorrer dos anos passaram a ser um exemplo a ser seguido, independente dos assuntos tratados. Quando uma novela está no seu ‘auge’, é possível encontrar facilmente em muitos lugares pessoas comentando sobre o enredo e tudo o que está acontecendo. Então, é preciso se perguntar se além de falar sobre as novelas, as pessoas são influenciadas por essa indústria do ‘faz de conta’, ou se elas possuem senso crítico para diferenciar a realidade do que é inventado.

Em referência a este assunto, o Jornal de Chapada, percebendo a importância que o mesmo tem, entrou em contato com Jaqueline Schneider Perin, psicóloga formada pela Universidade de Passo Fundo, que em entrevista respondeu algumas perguntas.

Além disso, desde a última semana a Rádio Simpatia esteve com uma enquete no site. Na enquete, os internautas foram questionados sobre a influência das novelas em suas vidas, e tiveram a oportunidade de escolher entre as alternativas: 1 - Quando começa a novela, largo tudo e vou assistir; 2 - Não permito que troquem de canal enquanto assisto; 3 – Continuo realizando meus afazeres, mas sempre que posso dou uma espiada e 4 – Não assisto, pois não acrescenta nada à minha vida.

A enquete pode ser acessada aqui.

Para mostrar a opinião de outras pessoas, o JC entrevistou quatro telespectadores questionando sobre o gosto pelas novelas e a opinião em relação às influências que elas causam na vida de quem é telespectador assíduo.

A íntegra da matéria você confere no Jornal de Chapada desta sexta-feira, 19 de abril. Não perca!