logo fm91 logo 1500am whats-radio9

EQUOTERAPIA: Maneira de conhecer as capacidades e emoções do Ser Humano

COLEGAS DO CURSO

Nesta semana, o Jornal de Chapada entrou em contato com a fisioterapeuta Raquel Beatriz Rockenbach, para falar sobre a Equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais (ANDE, 1999).

Raquel é formada pela Universidade de Cruz Alta, no ano de 2006, ela é fisioterapeuta no consultório na cidade de Chapada desde 2006; trabalha na APAE/EMEE Espaço Criador de Chapada desde 2011 e é especialista em fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT/PF/2009. Raquel participou de um curso de equoterapia após convite feito pelo professor Péricles Saremba Vieira (in memorian), coordenador do projeto, e pela professora Maira Tonezer Meneguzzi, que já tinham um vínculo com a APAE. O curso foi realizado no Centro de Equoterapia de Passo Fundo, promovido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo – UPF com o apoio do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio; Prefeitura de Passo Fundo, Centro de Atendimento Sócio Educativo CASE/FASE; Sindicato Rural de Passo Fundo e Brigada Militar. O curso teve como objetivo avaliar e capacitar profissionais das áreas afins para planejamento, execução e avaliação de atividades de Equoterapia.

Participaram também do curso as professoras das APAE: Eni Nascimento, Neli Bellaver, Cristiane Theissen, Irani Bernadete Thalheimer e Leila da Silva; a mãe de aluno Roseli Kraemer (de Almirante Tamandaré do Sul) e os membros da diretoria da APAE Marinês Cecília Mattjie e Nestor Thalheimer.

A íntegra da matéria está publicada no Jornal de Chapada desta sexta-feira, 19 de abril.

ATENDIMENTO AO AR LIVRE