logo fm91 logo 1500am whats-radio9

SENAR lançou o Programa Agrinho 2013

SENARAGRINHO

As secretarias municipais de educação podem manifestar interesse até o dia 20 de maio, para participar da edição do programa Agrinho 2013. As reuniões regionais estão acontecendo em 34 municípios gaúchos para diretores de escolas até o final desse período.

Para aderirem ao Agrinho, as escolas devem preencher um termo de adesão – as municipais junto à Secretaria Municipal de Educação e as estaduais à Coordenadora Regional de Educação.

Depois disso, as instituições de ensino receberão o material didático a ser desenvolvido com os alunos, a fim de que eles produzam os trabalhos, desenhos ou textos, de acordo com a série em que estiverem matriculados.

Este ano, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vai produzir mais de 400 mil revistas educativas, sobre o tema Cidadania, que serão distribuídas para alunos de educação infantil e ensino fundamental. As revistas são gratuitas às escolas interessadas, com a proposta de promover em sala de aula a reflexão e a aplicação na prática de atitudes cidadãs, capazes de influenciar na escola e na comunidade. “O princípio do programa é despertar a consciência cidadã em cada jovem e criança, trabalhando um assunto a cada ano por meio de revistas as quais o professor pode usar como tema transversal em sua disciplina” – explica o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl.

Com o programa, o SENAR espera atender no mínimo, 2,5 mil escolas em 280 municípios gaúchos a partir do segundo semestre deste ano. Implantado há 10 anos pelo SENAR gaúcho, o Programa Agrinho já é conhecido por mais de 30% da comunidade pública escolar do Rio Grande do Sul. A cada ano, é proposto um tema diferente para ser discutido em sala de aula, entre eles, os hábitos saudáveis, trabalho e consumo responsável e questões ambientais. Ao final de cada ano letivo, o programa realiza um concurso estadual entre os melhores textos e desenhos de alunos e experiências pedagógicas de professores, como forma de valorizar os resultados promovidos junto ao público escolar.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SENAR.