logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Campanha de vacinação contra a febre aftosa inicia na próxima segunda-feira

 AFTOSA

Inicia na próxima segunda-feira, 29 de abril, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas, responsabilizam- se pela execução do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa) no âmbito estadual.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos.

Segundo informações do responsável pela Inspetoria de Defesa Veterinária de Chapada, Gustavo Fuchs, no mês de maio, entrará em vigor um novo decreto, lei 13.467, do ano de 2010, sobre a adoção de medidas de defesa sanitária animal.

No decreto um dos regulamentos que passam a vigorar é sobre os equinos, onde todos devem ser cadastrados junto à inspetoria, para isso, os donos destes animais precisam retirar o formulário para cadastramento.

Entidades promotoras de eventos e os locais onde são promovidos, como rodeios, também precisam realizar o cadastro junto à inspetoria. O cadastramento deve ser feito até o dia 30 de abril, após esta data, quem não estiver com seus animais cadastrados estará sujeito às penalidades da lei.

Gustavo lembra que ao transportar animais faz-se necessário à emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) que deverá acompanhar o transporte. Caso a pessoa, ao ser abordada em uma barreira sanitária, não estiver de posse da GTA, por exemplo, transporte de um equino, pagará multa no valor de R$ 1.415,22. Este guia é valido para equinos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, peixes, abelhas e outras espécies.

“O produtor deve ficar atento aos períodos estabelecidos para cadastramento e também vacinação de seus animais, prevenindo assim a autuação e da mesma forma doenças em seu rebanho”, falou Gustavo.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA