logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Empresários alemães investem no RS

ALEMAES

Na última quinta-feira, 25 de abril, estiveram visitando a Rádio Simpatia Heike Kröeger e Ubbo de Witt. O casal é morador moradores da cidade de Oldenburg na Alemanha, uma cidade universitária com cerca de 170 mil habitantes, a Universidade é especializada em Energias Renováveis. Eles vieram a Chapada para visitar Mara e Luís Rockenbach pelo relacionamento e amizade que tem com eles. Falaram também que em função deste relacionamento, fundaram em 1996 o ECOPROJETO, empresa especializada em projetos, onde Mara é a administradora. Ubbo e Heike também são donos da empresa PROJEKT, que também visa a geração de energia eólica.

Ao serem perguntados sobre o que acharam do município de Chapada, os alemães citaram a simpatia e a franqueza do povo. Também comentaram que as pessoas possuem interesse em conhecer um pouco mais da cultura alemã, principalmente a língua. Viram que Chapada tem muitos descendentes da cultura alemã. “A natureza é maravilhosa, achamos a praça muito bonita e o que nos chamou a atenção é que muitas pessoas utilizam a praça para se encontrar e tomar chimarrão. Percebemos a solidariedade e a união entre as pessoas. Na Alemanha não existe isso, é tudo muito individualista. É interessante que a maioria das pessoas conhece o município como a Terra da Chapadafest”, falaram Ubbo e Heike.

Com o auxílio de Mara, Ubbo e Heike contaram que realizam o desenvolvimento de muitos projetos eólicos e renda de energia. Eles tem duas filiais da empresa Projeckt, uma na Polônia e outra no Brasil. Possuem projetos nos municípios de Palmares do Sul, Giruá e São Lourenço do Sul. Possuem 220 hectares de terra onde realizam o reflorestamento em Soledade e 122 ha em Palmeira das Missões onde plantam soja. O interesse em investir no RS, se deu graças a amizade com Mara, que após ser perguntada sobre lugares onde pudesse ser realizado reflorestamento indicou Soledade.

Para conhecer mais sobre o trabalho da empresa acesse o site: www.oekovest-gmbh.de. No site da Creluz há uma reportagem sobre a parceria com as Cooperativas de Eletrificação Rural do Noroeste do RS.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA