logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Jornal de Chapada completa 21 anos hoje

JORNAL

Nesta terça-feira, 7 de maio, o Jornal de Chapada completa 21 anos de circulação. O jornal circula todas as sextas-feiras, com a tiragem de 650 exemplares, tendo abrangência de vários municípios da região e também outras cidades do país.

Está sob a responsabilidade da jornalista Caren Luísa Klein, conta com a redação e diagramação de Cassiane Bender, correção de Caren Klein e Isolde Scheibe, e o departamento comercial está a cargo de Isolde Scheibe e Cláudio Nei de Vargas, página do esporte com Adriano da Rosa.

O primeiro jornal do município chamava-se ‘O Pioneiro’, uma semente plantada por Helmut Schmith Prym na década de 60, mais especificamente entre 65 e 68. Em 1990, Helaine Gnoatto Zart reativou o jornal como nome de Jornal de Chapada.

Antes de estar sob responsabilidade da Rádio Simpatia, o Jornal de Chapada teve 63 edições publicadas. Em 1992, a direção da Rádio Simpatia assumiu o JC, confira a história a partir daí.

A primeira edição do Jornal de Chapada publicada sob responsabilidade do grupo Rádio Simpatia, foi em 7 de maio de 1992, com seis páginas. Naquela época a responsabilidade pela redação e editorias do Jornal estava a cargo dos diretores Eloy Milton Scheibe e José Paulo Ledur, com o auxílio de todos os funcionários da Rádio Simpatia.

Logo após, Salete Bernardi foi contratada para desenvolver o trabalho de redação, permanecendo nesta função até 1995.

O jornal era produzido da seguinte forma: uma equipe decidia as matérias que seriam abordadas semanalmente. As mesmas eram datilografadas em folhas de ofício e a distribuição das matérias era desenhada em folhas de papel manteiga (do tamanho da folha de jornal), e após encaminhadas a Sarandi. Na gráfica A Região (que imprime o Jornal de Chapada desde sua criação até os tempos atuais), as matérias eram digitadas e feita a arte de diagramação.

Desde o início da história do Jornal de Chapada até os dias de hoje muita coisa mudou, o computador tomou o lugar da máquina de escrever e hoje, as páginas do jornal são enviadas através da internet para que a gráfica. Inclusive, muitos colaboradores já passaram pelo JC. A Região realize a impressão. A estrutura do Jornal de Chapada também mudou, no ano de 1994 o jornal ganhou uma nova cara com um logotipo criado por Angelita Beatriz Bordignon Vian, Bacharel em Educação Artística, e este logotipo já ganhou outra cara no ano 2003, o qual é utilizado até hoje.

Em todos estes anos o JC, como é chamado por muitos, já realizou diversos Especiais, como na Chapadafest, aniversário da Coagril, entre outras datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e Natal. E assim, o Jornal de Chapada completa mais um aniversário, de muita notícia, informação e também com a participação dos leitores.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA