logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Lançada oficialmente a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

JERGS

Com a presença de ex-atletas consagrados como Daiane dos Santos, Diogo Rincón, Cassiá Carpes e João Derly, além de atletas estudantes da rede estadual e de escolas públicas da Capital e do interior, foi aberta pelo secretário da Educação do Estado, Jose Clovis de Azevedo, a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). O ato realizado no ginásio do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores, equipes diretivas de escolas e de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de prefeituras municipais e autoridades municipais e estaduais.

O secretário Azevedo enfatizou que a função principal dos jogos é de contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, construindo-se em um espaço educativo e numa oportunidade de qualificação da ação pedagógica, transcendendo à dimensão competitiva. Neste ano, a Seduc investirá aproximadamente R$ 5 milhões para a realização dos jogos, que são disputados em quatro fases. A atividade da tarde foi encerrada com um jogo de futsal entre as equipes do Colégio Estadual Protásio Alves, escola anfitriã do evento, e do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes.

 

Orientação

Ainda no lançamento foi feita uma demonstração da Orientação, que começa a ser disputada nos Jogos Escolares. De acordo com o professor Roberto Cunha, a nova modalidade estimula tanto a atividade física quanto o aspecto intelectual. Em 2014, o Mundial da modalidade será disputada no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre, Gramado e São Francisco de Paula).

Os Jergs constituem o maior evento esportivo do Estado, mobilizando milhares de pessoas, nas quatro fases de competição (municipal, regional, inter-regional e final). Reunindo alunos das redes municipal, estadual e federal, as disputas começam em maio, no âmbito dos municípios, estendendo-se até a fase final, em novembro. Os Jogos são promovidos pela Seduc e executados CREs com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares. Os jogos são divididos em três categorias, mirim (nascidos em 2002 e 2003), infantil (nascidos em 1999, 2000 e 2001) e juvenil (nascidos em 1996, 1997, 1998), nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, orientação (esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola). Na categoria mirim, também haverá atividades lúdicas e recreativas.

 

FONTE: SEDUC RS