logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapada aderiu ao PRONATEC

pronaatec

Na segunda-feira, dia 13 de maio, teve início em Chapada um dos cursos oferecidos pelo PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, instituído pela Lei n° 12.531/2011, que tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional.

O município de Chapada aderiu ao programa em novembro de 2012, onde foram pactuados para o ano de 2013 dois cursos, sendo eles: Operador de Computador que será feito no primeiro semestre deste ano, e Carpinteiro de Obras, que será realizado no segundo semestre.

Estes cursos têm 40 vagas disponíveis cada, e estão sendo oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria, que é responsável pela aplicação, desenvolvimento e monitoramento do curso, através de professores contratados pela instituição.

As aulas do Curso de Operador de Computador iniciaram nesta semana, e está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, que possui uma sala de informática adequada para efetivação deste curso. As aulas acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras das 19 às 22h30min por um período de quatro meses, contemplando 160 horas de aula no total.

A Prefeitura Municipal assume o papel de parceira nesse processo onde cede o espaço físico e um profissional que faça a mediação entre a Universidade e os alunos.

Também ficou responsável em realizar junto ao CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social as inscrições e pré-matrículas dos alunos, sendo que poderiam se inscrever estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda que estejam inseridos no Cadastro Único.

Na abertura do curso de Operador de Computador esteve presente a vice-prefeita Loiva Mirna Gauer, representante da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, professores nomeados pela Universidade para dar o curso, um representante da UFSM que realizou uma aula palestra motivacional sobre informática e também da Assistente Social Lenice Uebel Muhl, profissional destinada pela prefeitura para atender as demandas do curso no município. Os alunos receberam um KIT contendo: 1 camiseta personalizada, canetas, lápis, borracha, apostila, pasta, um pendrive de 4GB.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA