logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Concurso para o Magistério mobilizou todo o Estado ontem

seducrs

Mais uma vez o concurso para o magistério movimentou o domingo dos gaúchos. Os 69.498 inscritos no exame que selecionará 10 mil professores para o Estado, iniciaram otimistas as provas. A carreira ainda é muito procurada pelo público feminino, que neste concurso recebeu a inscrição de 59.150 mulheres. As provas foram realizadas em 147 escolas de 30 municípios do Rio Grande do Sul.

O governo do Estado assumiu o compromisso de realizar concurso público para a categoria que, há sete anos, não acontecia. As mais de 15 mil contratações, considerando os professores aprovados em 2012 e os 10 mil que estão sendo selecionados neste certame, devem colaborar para corrigir distorções como os longos contratos temporários.

No geral, os candidatos chegaram cedo aos locais das provas, que iniciaram às 14h e tiveram quatro horas para finalizá-las. Além da prova objetiva, com 60 questões, tem ainda a de títulos, que é classificatória. A objetiva é eliminatória e com 80% de peso na nota final.

Para o concurso deste domingo,  4.235 pessoas solicitaram algum tipo de cota. Em todas as CREs, 43 candidatos eram portadores de deficiência. Das vagas, 26% foram destinadas às cotas; 10% às pessoas com deficiência e 16% aos candidatos negros e pardos.

Responsável pela coordenação e execução do concurso público do magistério, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) divulga os índices de abstenção para o certame de 2013. Dos 69.498 candidatos homologados, 5.837 não compareceram. O índice de abstenção ficou em 8,4%.

O gabarito oficial está previsto para ser divulgado na próxima sexta-feira, 24 de maio.

 

TEXTO: REDAÇÃO FDRH