logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapada sediou Encontro de Grupos Folclóricos

DSCN4515

No sábado, 1° de junho, aconteceu no pavilhão Católico de Chapada o 16° Encontrão de Grupos Folclóricos Alemães. Encontro este, que reúne todos os anos em uma cidade diferente, diversos grupos de dança de uma região do estado. Após, muitos destes eventos acontecerem em outros municípios, chegou a vez de Chapada sediar o Encontrão, que foi organizado pelo Grupo Municipal de Danças Folclóricas Alemãs de Chapada.

DSCN4349

Na oportunidade, participaram do evento 14 grupos, das seguintes cidades: Não-Me-Toque, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Lagoa dos Três Cantos, Augusto Pestana, Cerro Largo, Ibirubá, Candido Godói, Três de Maio, São Martinho, Coronel Barros, Doutor Maurício Cardoso, Três Passos e Campina das Missões.

DSCN4374

Durante o encontrão, os grupos apresentaram suas danças, sendo que o grupo que sediou o encontro preparou uma programação especial. Nesse sentido, aconteceu primeiramente a abertura do evento, que também marcou a abertura da semana do município, após, aconteceram os Jogos Germânicos, e a premiação aos vencedores.

O Grupo de Danças de Chapada também preparou a ‘Dança da Integração’, dança esta que sempre é escolhida pelo grupo que sedia o evento e a mesma é revelada aos outros grupos através de um convite que é feito para o evento. A Dança da Integração, é o momento em que todos os integrantes dos grupos dançam juntos.

DSCN4457

“Em nome do Grupo Municipal de Dan ças Folclóricas Alemãs de Chapada agradecemos a cada um, particular ou empresa, que contribuiu para a realização do 16º Encontrão de Grupos Folclóricos Alemães, que aconteceu no dia 1º de Junho. Agradecemos aos pais e familiares dos integrantes, que auxiliaram e se dispuseram a trabalhar antes, durante e depois do evento. O nosso obrigado aos presentes, pois através de seus sorrisos e aplausos, nos deram ânimo para seguir em frente, apesar de todos os obstáculos e empecilhos encontrados durante a nossa jornada. E de forma mais do que especial a todos os folcloristas, que com sua alegria e amizade fizeram da noite uma verdadeira aliança alemã, mostrando que, apesar das dificuldades enfrentadas por cada um, nem tudo está perdido, e que é nesses momentos, que o apoio é fundamental para que o essencial não se perca”, agradeceram os coordenadores e demais integrantes.

No próximo ano, o encontrão já está programado e acontecerá no município de Cândido Godói, organizado pelo Grupo Folclórico Hannover.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA