logo fm91 logo 1500am whats-radio9

EDUCAÇÃO - Acadêmicos visitam Escola Embalando Sonhos

7d48a0e7-9935-4bf6-b2b1-117f7ce8c3a9 Zoom

 

    Os acadêmicos da turma de formandos do curso de Pedagogia da UPF Carazinho, da disciplina de Prática Pedagógica em Educação Infantil vivenciaram, neste mês de setembro, uma experiência curricular que articulou teoria e prática, universidade e escola, infância e natureza. Com o propósito de promover processos de aprendizagens significativos e contextualizados, os estudantes realizaram uma visita de estudos, no dia 13 de setembro, à Escola de Educação Infantil Embalando Sonhos, localizada no município de Chapada, no noroeste do Rio Grande do Sul. A escola possui uma proposta pedagógica diferenciada e foi fundada em 2010 por três egressos do mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF).

    O diferencial da proposta pedagógica desta escola está na garantia dos movimentos livres, da interação com a natureza, de um ambiente favorável à expressão das diversas linguagens e da participação ativa da criança nos processos de decisão.

    Há seis anos três educadores, egressos do mestrado em Educação da Faed, e de diferentes cursos de graduação da UPF - Clarisse Hendges Stürmer; Adroaldo Stürmer e Rosangela Stürmer - ousaram concretizar o projeto de uma escola transformadora. A escola, que iniciou com sete alunos, possui atualmente quase 50 crianças na Educação Infantil, e, em médio prazo, essa instituição de ensino oferecerá também os anos iniciais do ensino fundamental.

    Na parte da manhã, os acadêmicos da UPF conheceram a sede da escola na área urbana, e a sua proposta pedagógica. Já na parte da tarde, vivenciaram as atividades realizadas junto a natureza, na área rural, no Rancho Olho da Coruja, que é uma área rural com mata preservada, bosque dos cipós, nascentes, animais silvestres, cavalos mansos, patos, vacas, porcos, açudes, trilhas, pontilhões e charcos que convidam à travessia e à exploração.

    As crianças da escola participaram de uma expedição pela floresta. Durante o percurso, utilizaram seus cavalos de pau, produzidas por elas. A atividade contou ainda com experiências lúdicas com liberdade e alegria como brincar em poças d’água, caminhada pelo bosque dos cipós, lanchar ao ar livre sentadas sobre o chão natural, atravessar dois pontilhões, um banhado e uma trilha junto a um açude, passear a cavalo, entre outras experiências.

INFORMAÇÕES/FOTOS: UPF

 

1c3bab31-5397-400e-89ea-87bf27cb462c Zoom
1cc3946b-2334-4dfa-a195-300f50371d27 Zoom
7d48a0e7-9935-4bf6-b2b1-117f7ce8c3a9 Zoom

 

Confira a matéria completa em: http://www.upf.br/noticia/academicos-visitam-escola-de-chapada-que-desenvolve-pratica-pedagogica-transformadora