logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Estudantes já podem se inscrever no Sisu

SISU

A partir de hoje (10), estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 já podem se inscrever para disputar as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponíveis para o segundo semestre de 2013. O prazo termina as 23h59 de sexta-feira, dia 14 de junho. Nesta edição, são oferecidas quase 40 mil vagas em 1.179 cursos de 58 instituições públicas de ensino superior.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do sistema. Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa escolher também se concorre a vagas destinadas a ampla concorrência ou a políticas de ações afirmativas.

Diariamente o sistema divulga as notas de corte de cada curso até aquele momento, a partir das notas dos candidatos já inscritos. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado dos aprovados em primeira chamada será divulgado em 17 de julho. Os aprovados terão os dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula, caso contrário, perdem a vaga. Quem for selecionado para a segunda opção pode permanecer no sistema e aguardarem a segunda chamada, prevista para 1° de julho. Os aprovados na segunda chamada deverão fazer a matrícula nos dias 5,8 e 9 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir para ser incluído na lista de espera.

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa, em substituição ao vestibular tradicional. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

            FONTE: EBC