logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Cassados prefeito, vice e vereador de Novo Barreiro

novobarreiro

Foi publicada, na sexta-Feira, dia 07/06, decisão em processo judicial que julgou parcialmente procedente Ação de Representação Eleitoral contra os candidatos eleitos a Prefeito, Ivandro Schlemer, Vice-Prefeito, Cleomar Furini, e o Vereador, Everaldo Zanetti, além de outras pessoas, que não eram candidatas. Na ação, o juízo eleitoral entendeu serem procedentes algumas das acusações realizadas pela Coligação Juntos por um Novo Tempo, no tocante a captação ilícita de sufrágio, tendo os acusados sido condenados a sanção pecuniária, e aos candidatos envolvidos a perda do diploma já expedido, além da referida sanção pecuniária.

Ainda cabe recurso da decisão. Caso mantida a decisão de primeira instância, ou não se apresente recurso a decisão, o TRE-RS deverá marcar nova eleição para a majoritária, assumindo o Presidente do Legislativo local até a diplomação no novo Prefeito. No caso do vereador, os seus votos serão considerados nulos e deverá ser feita nova contabilização nos votos dos vereadores, o que poderá alterar a proporção dos vereadores eleitos por cada bancada.

Com a cassação do Prefeito de Novo Barreiro, sobem para três os municípios desta jurisdição que tiveram prefeitos eleitos cassados após às Eleições Municipais de 2012. Em Dezembro passado foram cassados os prefeitos e vices de Sagrada Família, Alcides Cé da Silva e Euclides Quequi, e de São José das Missões, Silvio Pedrotti de Oliveira e Valmir Souza. Ambos recorreram da decisão e foram diplomados, sendo que, no caso de Sagrada Família, o recurso já foi julgado, revertendo a cassação dos diplomas em multa, e, São José das Missões, ainda aguarda julgamento de recurso no TSE.

 

FONTE: CARTÓRIO ELEITORAL DE PALMEIRA DAS MISSÕES – 32ª ZONA ELEITORAL

 

Confira também: Prefeito, vice e um vereador de Novo Barreiro foram cassados